+55 24 9 8119 1448 [email protected]

Serviços

Conheça nosso portfólio de serviços e saiba o que podemos fazer por você!

Qual é seu objetivo?

Quer investir,
construir ou adquirir?

Engenharia Consultiva e Projetos

  • ECP 01  – Planejamento e projetos
  • ECP 02  – Gestão de aquisições
  • ECP 03  – Comissionamento das instalações
  • ECP 04  – Assessoria p/ compras avulsas
  • ECP 05  – Avaliação de equipamentos

Quer melhorar a gestão
dos seus equipamentos?

Gestão da Qualidade e Manutenção

  • GQM 01  – Capacitação de equipes
  • GQM 02  – Consultoria em qualidade
  • GQM 03  – Gestão de equipe própria
  • GQM 04  – Gestão com terceirização
  • GQM 05  – Calibração e testes

Está com alguma dúvida?

Fale agora mesmo com um consultor: + 55 24 9 8119-1448

ECP – Engenharia Consultiva e Projetos

O projeto de equipagem pode representar 50% do investimento em um empreendimento hospitalar. E por sua relevância não deveria ser implantado apenas por prescrição médica, mas de outra forma, ser tratado realmente como projeto: o Projeto de Equipagem.

Tratar a equipagem como projeto significa definir, desde a fase de planejamento, o escopo, custo, cronograma, premissas, restrições e as interfaces de comunicação.

A experiência nos mostrou que o planejamento tecnológico aliado à compatibilização dos projetos garante economias na ordem de 20% na implantação do parque.

Planejamento e projetos

Com base no projeto arquitetônico e nas premissas médicas e financeiras, iremos planejar todos os equipamentos, móveis e materiais de apoio para cada área projetada. Este trabalho permite completar o plano de investimento e de financiamento do empreendimento (importação, compra finame, aluguel, leasing, parcelamento direto), bem como permite que todos os projetos (arquitetônico, estrutural, elétrico, gases, etc) fiquem compatibilizados com as reais necessidades de instalação dos equipamentos evitando perdas e atrasos na obra. Geralmente esta etapa contempla as seguintes atividades:

▪ Dimensionamento do parque de equipamentos e investimento

▪ Compatibilização dos projetos aos requisitos dos equipamentos

▪ Elaboração do plano de aquisições e cronograma

▪ Cotações preliminares para comprovação orçamentária

Gestão de aquisições

 

Passada a etapa de projetos e quando a obra já estiver em andamento, será o momento de atuarmos em conjunto com a administração/diretoria para a gestão das aquisições.

Esta etapa envolve as atividades de especificação, cotação, comparação técnica-financeira das propostas, além da negociação, escolha do vencedor e, por fim, a análise do contrato para assinatura.

Todos os processos serão formalizados em relatórios denotando total transparência ao comitê fiscal e acionistas, sendo esta uma prática imprescindível para a boa governança corporativa.

Podemos destacar 02 grandes diferencias neste trabalho que realizamos:

  1. Comparamos o custo total de propriedade dos equipamentos, desvendando seus custos operacionais e apontando a escolha de maior eficiência no longo prazo.
  2. O fato de gerenciarmos simultaneamente as compras de muitos empreendimentos nos permite alcançar resultados de escala 20% melhores.
Comissionamento das instalações

Em simultaneidade com a aquisição dos equipamentos, é preciso garantir que os espaços na obra estejam sendo adequados para receber os equipamentos. Nosso trabalho é dar todo o suporte técnico para que as instalações estejam prontas antes da data de entrega.

Em nosso escopo já incluímos a disponibilidade integral de profissionais que ficarão na obra para o recebimento, conferência, comissionamento das instalações, cadastramento em inventário e, por fim, coordenar os treinamentos dos usuários até a data de inauguração.

Assessoria para compras avulsas

Os hospitais nunca param de crescer e, por isto, não param de comprar equipamentos. Mas algumas aquisições são mais complexas do que outras e demandam uma análise mais apurada, considerando tanto as demandas médicas quanto as especificações tecnológicas. Nossa equipe de consultores é apaixonada por tecnologia e procura sempre estar atualizada sobre os fornecedores do mercado, diferenciais tecnológicos, referências em bom atendimento e boa manutenção. Então, se estiver planejando adquirir novos equipamentos, sobretudo para investimentos acima de US$30mil, pode ter certeza que nosso suporte irá recompensar.

Avaliação de equipamentos

 


Temos observado nos últimos anos um crescente movimento de consolidação do mercado de saúde privado, marcado pela formação de grandes grupos hospitalares, presença de investidores estrangeiros, fusões e aquisições.

Neste cenário, a Equipacare oferece o mais confiável serviço de engenharia hospitalar para realizar avaliação patrimonial, emitir o laudo de avaliação dos bens móveis e determinar o valor de mercado do parque instalado de acordo com a finalidade da avaliação: para fins contábeis, para fins de seguros, garantias ou operações comerciais.

Nossas avaliações são realizadas por profissionais devidamente registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e atendem as exigências da NBR 14.653 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Ficou interessado?

Fale agora mesmo com um consultor: + 55 24 9 8119-1448

 

GQM – Gestão da Qualidade e Manutenção

 

Quem conhece o mercado de engenharia clínica, sabe que a maioria das empresas do ramo se posiciona como fornecedora de mão-de-obra para manutenção, atuando de forma similar às empresas de serviços de limpeza, copa, portaria e jardinagem.

Agora, pense na forma como você escolheria o seu cirurgião ou advogado e entenderá a forma como nós acreditamos que os hospitais devem selecionar sua engenharia clínica: pela reputação, taxa de sucesso e resultados obtidos.

 

Felizmente, tivemos a oportunidade de atuar desde nosso primeiro cliente (2008) focados na oferta de Conhecimento para Inteligência do Negócio Hospitalar, ou seja, com planejamento tecnológico, estudos técnicos, compatibilização de projetos e comissionamento de instalações em obras hospitalares.

Com um começo destacado pela especialização, focamos esforços para desenvolver processos inovadores e dar maior profundidade técnica aos nossos trabalhos e projetos. Hoje, mais de 10 anos depois, podemos dizer que nosso grande diferencial foi ter sustentado no longo prazo esta cultura de constante aprendizado e procura das melhores práticas para estar na vanguarda do setor.

Um engenheiro não é como todo engenheiro: resultados melhores vem do talento, esforço, estudo e prática.

Capacitação de equipes


As mudanças no mercado de saúde, intensificadas pela entrada de investidores estrangeiros e a formação de grandes grupos hospitalares, exigem novas abordagens para maior competitividade e uma gestão mais criteriosa.

Neste cenário, muitos hospitais percebem a necessidade de amadurecer ou reforçar seu setor de engenharia clínica com processos padronizados e programa de qualidade com controles mais rígidos e maior informação para gestão.

Foi com este propósito que desenvolvemos o Método Equipacare, composto por manuais, procedimentos, modelos de formulários, diagramas e instruções organizadas para transferir nosso Know-how e alcançar o nível de excelência em conformidade com as entidades certificadoras e Anvisa.

Consultoria em qualidade


Hospitais que desejam implantar equipe própria de engenharia clínica ou que precisam de um acompanhamento para melhorar os resultados deste seu serviço podem contar com nossa equipe de Consultoria em Qualidade.

É muito difícil para equipe própria conseguir parar para desenvolver e escrever processos, enquanto tem seu tempo concorrido “apagando tantos incêndios” na manutenção. Neste sentido, nosso trabalho é como um atalho para poupar tempo, já que temos todos os padrões bem desenvolvidos, bastando adaptar.

O objetivo é implantar um programa de gestão de equipamentos em saúde (PGEQS) padronizado em processos e estruturado em conformidade com as resoluções da Anvisa e exigências de acreditação.

Este acompanhamento tem se mostrado particularmente interessante para hospitais recentemente construídos ou recém adquiridos, cuja nova direção deseja profissionalizar ou melhorar o que já existe. É igualmente útil para hospitais em busca de acreditação.

Gestão de equipe própria


A maior vantagem de ter uma equipe própria de engenharia clínica é que, depois de implantada, tem um custo fixo menor do que uma equipe terceirizada.

Já outros administradores se veem desestimulados de seguir em frente com a internalização porque envolve, principalmente, os desafios de: (A) Selecionar e reter mão-de-obra especializada; (B) Desenvolver e padronizar processos escritos; e (C) Gerenciar a melhoria contínua de uma atividade que não é core business da instituição.

Por estes desafios que muitas instituições acabam optando pela terceirização da engenharia clínica, mas se analisarem mais detalhadamente, poderiam estar transferindo ao terceiro somente a “inteligência” do serviço – desde que o terceiro tenha uma forte equipe de consultores, metodologia baseada em processos padronizados e uma infraestrutura robusta por trás.

Pela constatação desta necessidade, nossa empresa foi pioneira no mercado Brasileiro em estruturar a modalidade mista de engenharia clínica: equipe própria com gestão terceirizada.

Nesta modalidade, é mantida a equipe própria (principal componente de custo do setor) economizando assim em torno de 30% em relação à terceirização, entretanto, toda a seleção do pessoal, seu treinamento, supervisão, implantação de processos padronizados, enfim, a gestão do setor, fica a cargo de nossa empresa.

Gestão com terceirização

Acreditamos que a opção pela terceirização da Engenharia Clínica permite às instituições médicas concentrarem seus esforços gerenciais na atividade principal do negócio, que é a promoção da saúde. Desta forma, grande parte dos nossos esforços está em oferecer aos nossos clientes suporte cada vez mais robusta, baseada em 05 pontos fortes:

1 – Oferecer uma boa estrutura de gestão dos recursos humanos, para que o cliente tenha a tranquilidade de transferir a gestão das responsabilidades trabalhistas;

2 – Garantir a implantação e manutenção de programa de qualidade com uma Metodologia já testada e padronizada em vários outros clientes;

3 – Compensar a escassez de mão de obra qualificada através de programa interno de capacitação;

4 – Reduzir o impacto do turnover de cada equipe pela promoção do intercâmbio dos postos de trabalho entre as unidades clientes;

5 –  Ratear recursos que para um hospital individualmente poderia não ser viável investir, como por exemplo, instrumentos analisadores para a calibração e profissionais especialistas em tecnologias mais complexas.

Calibração e testes


É um conjunto de operações envolvendo testes e medições que permitem verificar se os equipamentos médicos estão funcionando de forma adequada e dentro dos parâmetros de fabricação.

Trata-se de atividade indispensável para empresas de saúde de qualquer porte, de clínicas à hospitais, pois garante e registra por meio de certificados que os equipamentos médicos estão seguros e confiáveis para o uso.

A Equipacare possui um moderno laboratório de calibração conduzido por equipe de técnicos especializados em metrologia sob a supervisão de engenheiros clínicos.

Optamos por investir somente em analisadores e padrões de marcas consagradas pelo alto nível de precisão e com integrações digitais que permitem maior praticidade e velocidade na emissão dos certificados.

Todos estes aparelhos e padrões são periodicamente calibrados por instituições que possuem rastreabilidade junto à RBC (rede brasileira de calibração), permitindo emissão de certificados de calibração rastreáveis ao INMETRO e órgãos internacionais de metrologia.

Nossos certificados de calibração estão em conformidade com as exigências da norma ISO/IEC 17025 (requerimentos gerais para laboratórios de ensaio e calibração).