Gestão da Qualidade e Manutenção

Conheça o nosso portfólio de gestão de qualidade e manutenção

CAPACITAÇÃO DE EQUIPES

HOSPITAIS COM ENGENHARIA CLÍNICA PRÓPRIA NÃO PRECISAM ESPERAR MESES ATÉ QUE SUA EQUIPE DESENVOLVA OS PROCESSOS DESTE SETOR. A EQUIPACARE PODE SER UM VERDADEIRO ATALHO PARA ADEQUAR SUA ENGENHARIA PARA ACREDITAÇÃO.

As mudanças no mercado de saúde, intensificadas pela entrada de investidores estrangeiros e a formação de grandes grupos hospitalares exigem novas abordagens para maior competitividade e uma gestão mais criteriosa.

 

Neste cenário, muitos hospitais percebem a necessidade de amadurecer ou reforçar seu setor de engenharia clínica com processos padronizados, controles mais rígidos e maior informação para o programa de gestão.

 

Foi com este propósito que desenvolvemos o Método Equipacare, composto por manuais, procedimentos, modelos de formulários, diagramas e instruções organizadas para transferir nosso Know-how e alcançar o nível de excelência em conformidade com as entidades acreditadores e Anvisa.

CONSULTORIA EM QUALIDADE

É MUITO DIFÍCIL PARA UMA EQUIPE QUE PASSA O DIA NA CORRERIA, “APAGANDO OS INCÊNDIOS DA MANUTENÇÃO”, CONSEGUIR TEMPO PARA DESENVOLVER E ESCREVER PROCESSOS. A EQUIPACARE PODE POUPAR MUITO TEMPO E GARANTIR O ALCANCE DO RESULTADO.

Hospitais que desejam implantar equipe própria de engenharia clínica, ou que precisam de um acompanhamento para melhorar os resultados deste serviço, podem contar com a consultoria de Processos de Qualidade da Equipacare.

 

É muito difícil para equipe própria conseguir tempo para desenvolver e escrever seus processos, enquanto sua rotina é concorrida nas urgências manutenção. Neste sentido, poupamos tempo oferecendo padrões bem desenvolvidos, bastando adaptar.

 

Este acompanhamento tem se mostrado particularmente interessante para hospitais novos (recém inaugurados) ou nos casos de acreditação próxima, em que é necessário implantar em pouco tempo um programa de gestão da qualidade para o parque de equipamentos médicos.

GESTÃO De EQUIPE PRÓPRIA

 “A VANTAGEM DE OPTAR PELA EQUIPE PRÓPRIA É QUE, GERALMENTE, TEM UM CUSTO MENOR DO QUE A TERCEIRIZAÇÃO DA ENG. CLÍNICA. MAS COM ISTO VEM A DOR DE CABEÇA DE GERENCIÁ-LA. MAS NÃO NECESSARIAMENTE COM A AJUDA DA EQUIPACARE.”

Muitos administradores se veem desestimulados de seguir com a internalização da engenharia clínica, pois sabem que terão os desafios de: (A) Selecionar e reter mão-de-obra especializada; (B) Desenvolver e padronizar processos escritos; e (C) Gerenciar a melhoria contínua de uma atividade que não é core business da instituição.

 

Por estes motivos as instituições preferem a terceirização da engenharia clínica, mas se ponderarem, poderiam estar transferindo ao terceiro somente a “inteligência” do serviço, que entraria com metodologia baseada em processos padronizados e uma infraestrutura de apoio robusta.

 

Nossa empresa foi pioneira no mercado Brasileiro em estruturar a modalidade mista de engenharia clínica: equipe própria com gestão terceirizada. Nesta modalidade, é mantida a equipe própria, entretanto, toda a capacitação do pessoal, supervisão dos indicadores, implantação de processos padronizados, enfim, a gestão do setor, fica a cargo de nossa empresa.

GESTÃO COM TERCEIRIZAÇÃO

ACREDITAMOS QUE A TERCEIRIZAÇÃO DA ENGENHARIA CLÍNICA PERMITE AOS GESTORES HOSPITALARES CONCENTRAREM SEUS ESFORÇOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PRINCIPAL DO NEGÓCIO, QUE É A PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Desta forma, a Equipacare Engenharia se desenvolve e investe continuamente para oferecer aos seus clientes o suporte cada vez mais robusto, baseada em 03 fortalezas:

 

1 – Garantir a implantação e manutenção de programa de qualidade acreditável, com metodologia robusta, amplamente testada e padronizada. Bem como de garantir a melhoria contínua através de indicadores e controles;

2 – Entregar uma excelente gestão dos recursos humanos, cumprindo todas as leis trabalhistas, compensando a escassez de MDO e o turnover, através de programa interno de desenvolvimento e capacitação profissional;

3 –  Disponibilizar e ratear recursos que para um hospital individualmente poderia não ser viável investir, como por exemplo, instrumentos analisadores para a calibração e o atendimento por demanda de profissionais especialistas.

CALIBRAÇÃO E manutenção

DA MESMA FORMA QUE NÃO SE APLICAM MEDICAMENTOS VENCIDOS NOS PACIENTES, NÃO SE DEVERIA APLICAR EQUIPAMENTOS COM A CALIBRAÇÃO VENCIDA. ATENTAR PARA A VALIDADE DA CALIBRAÇÃO É INDISPENSÁVEL PARA GARANTIA DA SEGURANÇA.

Calibração é UM conjunto de testes e medições que permitem verificar se os equipamentos estão funcionando de forma adequada e dentro dos parâmetros de fabricação. Garante e registra por meio de certificados que os equipamentos médicos estão seguros e confiáveis para o uso.

 

A Equipacare possui um moderno laboratório de calibração conduzido por técnicos formados em metrologia sob a supervisão de engenheiros clínicos. Investimos somente em padrões consagrados pelo alto nível de precisão, com integrações digitais para maior velocidade na emissão dos certificados.

 

Todos os nossos padrões são calibrados com rastreabilidade junto à RBC (rede brasileira de calibração), permitindo emissão de certificados rastreáveis ao INMETRO e órgãos internacionais de metrologia.

 

Nossos certificados de calibração estão em conformidade com as exigências da norma ISO/IEC 17025 atendendo os requerimentos gerais para laboratórios de ensaio e calibração.

FICOU INTERESSADO?

Fale agora com os nossos consultores.