Tecnologia em Saúde: Debate entre Especialistas e Operação

tecnologia em saúde

A Tecnologia em Saúde é um tema muito debatido na nossa área. Em 20/08/21 foi realizada uma rodada de enriquecimento tecnológico. Uma onda de novidades foi apresentada, soluções detalhadas e dúvidas esclarecidas.

Tecnologia em Saúde: confira as principais soluções

Começamos com a solução da IQMR®, que utiliza algoritmos de Machine Learning para otimizar, ou melhorar as imagens geradas por Ressonâncias Magnéticas. Os pacotes de “aprendizado” são liberados de forma periódica por meio da Medic Vision, empresa israelense detentora da tecnologia, que faz a curadoria dos dados a fim de evitar quaisquer anomalias.

Foto preta e branca de relógio ao fundo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Tecnologia em Saúde Uma imagem contendo no interior, mesa, comida, foto

Descrição gerada automaticamente

Fonte da Imagem: Fast MRI solutions – Medicvision – acesso em 2021-08-30

A solução não se trata de um upgrade do equipamento, logo, não é necessário intervenção do fabricante, tão pouco autorização. Assim, equipamentos assistidos ou não por contrato, continuam a operar sem alterar suas características e mantem a garantia de fábrica. Diga-se de passagem, falamos de qualquer fábrica, visto que o produto pode ser usado em qualquer máquina com protocolo DICOM, atuando em todas as anatomias, mas com melhor desempenho em neuro e músculo esquelético. O servidor homologado e adquirido a parte, pode atender até três equipamentos e o payback calculado foi de nove meses nos locais onde foi implantado.

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Fast MRI solutions – Medicvision – acesso em 2021-08-30

Agora aqui a palavra foi colaboração. Falamos também com a PHILIPS, que apresentou uma solução com foco no pós-processamento de imagem remota, facilitando o acesso e otimizando fluxos de trabalho, que outrora dependiam do profissional médico para ir até a máquina. Fazendo uso também do Machine Learning, a solução busca prever o padrão de uso, e realiza um pré-processamento dos dados do estudo. Também é abordado o fato de a plataforma criar uma ponte de conhecimento, oferecendo as últimas dicas quanto a usabilidade da mesma durante o estudo.

A empresa vem focando no desenvolvimento de soluções de informática médica e a plataforma, na sua versão 9.0, busca entregar colaboração, usabilidade intuitiva e por meio de integração ao PACS, permitindo com que todo o departamento de radiologia possa usar uma única solução.

Desenho de futebol

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Fechamos a tarde com a CANON, e o que podemos dizer foi que todos ficaram encantados. Eles trouxeram a realidade cinematográfica e dos jogos para apoio à prática clínica. 

Ver toda essa capacidade de pós-processamento de imagem, tratando fotos realistas em tempo real foi surpreendente. A segmentação e edição da anatomia leva o trabalho a outro patamar, aproximando mais paciente e profissional médico através da conexão com a história do prontuário. Através de um hardware robusto, conseguem entregar uma solução multimodalidade amadurecida através de décadas de desenvolvimento e aquisição de outras soluções do mercado.

Essas foram as solução de tecnologia em saúde apresentadas no debate do dia 20 de Agosto. Esperamos trazer mais sobre o assunto em breve!

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Gostou do post? Inscreva-se no nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do mercado de Engenharia Clínica

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *