Você sabia que apenas 222 hospitais do Brasil são certificados pela ONA? Aliás, você sabe o que é certificação ONA?
A Organização Nacional de Acreditação, ou simplesmente “ONA”, é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde voltado para melhoria contínua. Neste sistema, os hospitais decidem voluntariamente participar do programa e passam por avaliações periódicas para manter a validade do certificado.
Uma certificação ONA reafirma o compromisso da Instituição de saúde com a qualidade e respeito a seus clientes. E esse foi o maior motivo pelo qual o Hospital SAMEL, um dos principais hospitais privados de Manaus, decidiu passar pelo programa em 2014, obtendo a tão valorizada certificação.
A ONA avalia todos os setores do hospital e não é focada apenas nos processos, mas na excelência da execução dos mesmos. Para consegui-la instituição deve ter uma ótima integração entre as áreas médica, administrativa, financeira e tecnológica. Exatamente por isto que o setor de engenharia clínica (SEC) é estratégico para o sucesso do programa ONA.
A ONA exige do hospital que o SEC tenha muito bem estruturado o PGEQS – Plano de Gerenciamento de Equipamentos em Saúde – com todos os procedimentos padronizados, documentados e aplicados.
São várias exigências para a qualificação, como por exemplo, inventário sistematizado dos equipamentos, implantação de plano de contingência, rotinas de inspeção, qualificação de fornecedores, critério de priorização de manutenção conforme sua criticidade, etc.
Além disto, há também que se manter em dia o programa de manutenções preventivas, calibrações e segurança elétrica.
CONFIRA TAMBÉM: 7 Principais exigências em acreditação para o setor de Engenharia Clínica
Para atender bem todas essas exigências, a SAMEL conta com o suporte técnico da Equipacare Engenharia que orientou a padronização dos processos do SEC e é hoje responsável pela execução das calibrações e testes de segurança elétrica do parque tecnológico do hospital.
Para execução deste importante trabalho, ninguém melhor do que nosso Supervisor de Metrologia, Leandro Gonçalves, que se encarrega de testar e calibrar todos os equipamentos médicos cobertos pelo programa de controle metrológico, bem como por emitir seus certificados de calibração.
Sobre o que vamos falar:
Não fique por fora! Receba por e-mail as nossas novidades e informações sobre a área de Engenharia Clínica e Hospitalar CLIQUE AQUI.
Parabéns Samel!