Uma onda de novidades foi apresentada, onde se destacaram as novas soluções para pós processamento de imagens médicas. Tecnologia em Saúde é um tema central na atuação da Equipacare e, portanto, nossa equipe de consultoria e projetos precisa se manter atualizada sobre as novidades e tendências de nossa área. Com este objetivo, foi realizado no mês de agosto/2021 uma rodada de enriquecimento tecnológico, no formato seminário envolvendo nossos consultores e especialistas convidados.
Novidades em Pós Processamento de Imagens Médicas
Começamos com a solução da IQMR®, que utiliza algoritmos de Machine Learning para otimizar, ou melhorar as imagens geradas por Ressonâncias Magnéticas. Os pacotes de “aprendizado” são liberados de forma periódica por meio da Medic Vision, empresa israelense detentora da tecnologia, que faz a curadoria dos dados a fim de evitar quaisquer anomalias.
Fonte da Imagem: Fast MRI solutions – Medicvision – acesso em 2021-08-30
A solução não se trata de um upgrade do equipamento, logo, não é necessário intervenção do fabricante, tão pouco autorização. Assim, equipamentos assistidos ou não por contrato, continuam a operar sem alterar suas características e mantêm a garantia de fábrica. Diga-se de passagem, falamos de qualquer fabricante, visto que o produto pode ser usado em qualquer máquina com protocolo DICOM, atuando em todas as anatomias, mas com melhor desempenho em neuro e músculo esquelético. O servidor homologado é adquirido a parte, podendo atender até três equipamentos. O payback apurado foi de apenas nove meses nos locais onde foi implantado.
Fast MRI solutions – Medicvision – acesso em 2021-08-30
Neste seminário, também contamos com a participação da empresa PHILIPS, que apresentou uma solução com foco no pós-processamento de imagem remota, facilitando o acesso e otimizando fluxos de trabalho, que outrora dependia do profissional médico para ir até a máquina. Fazendo uso também do Machine Learning, a solução busca prever o padrão de uso, e realiza um pré-processamento dos dados do estudo. Também foi abordado o fato de a plataforma criar uma ponte de conhecimento, oferecendo as últimas dicas quanto a usabilidade da mesma durante o estudo.
Ficou claro que a empresa holandesa vem focando no desenvolvimento de soluções de informática médica como esta plataforma que, na sua versão 9.0, busca entregar colaboração, usabilidade intuitiva e integração ao PACS, permitindo com que todo o departamento de radiologia possa usar uma única solução.
Fechamos o seminário com a participação da empresa CANON que deixou os participantes bastante encantados, ao demonstrar como a empresa Japonesa está trazendo as tecnologias cinematográfica e dos games para apoio à prática clínica.
Ver toda essa capacidade de pós-processamento de imagem, tratando fotos realistas em tempo real foi surpreendente. A segmentação e edição da anatomia leva o trabalho a outro patamar, aproximando mais paciente e profissional médico através da conexão com a história do prontuário. Através de um hardware robusto, conseguem entregar uma solução multimodalidade amadurecida através de décadas de desenvolvimento e aquisição de outras soluções do mercado.
Essas foram as solução de tecnologia em saúde apresentadas no seminário de tecnologias Equipacare de agosto/2021. Em breve traremos novos assuntos e novidades tecnológicas!
Gostou do post? Inscreva-se no nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do mercado de Engenharia Clínica
Pingback: Avaliação Patrimonial de Equipamentos Médicos para Investimentos - Equipacare