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Reputação E Conduta Ética Na Eng. Clínica E Hospitalar – Parte 2

Reputação e Conduta Ética

Reputação e Conduta Ética são elementos importantíssimos que podem te transformar de um profissional admirado ou, de outra forma, pode “queimar seu filme” num estalar de dedos.

No último post falamos sobre a construção da reputação na Engenharia Clínica e Hospitalar. Neste daremos continuidade ao assunto falando sobre Conduta Ética. Confira!

CONCEITOS SOBRE CONDUTA ÉTICA

Se a REPUTAÇÃO é seu maior PATRIMÔNIO, e levam-se anos e muito esforço para construí-la, como protegê-la de riscos que podem, não apenas manchar sua história, como por tudo a perder?   

É aqui onde entram os conceitos de CONDUTA ÉTICA.

Isto é tão importante, que toda empresa séria possui disponível, geralmente de forma pública, o seu CÓDIGO DE ÉTICA onde orienta e formaliza como todos os seus colaboradores devem pautar suas ações e decisões. O código de ética da Equipacare está disponível pelo link https://conteudo.equipacare.com.br/canal-de-etica

E por que as empresas se preocupam tanto com isso? Porque elas sabem que um único marinheiro mal-intencionado pode afundar o transatlântico inteiro. Deste modo, é uma prioridade para os líderes treinarem suas equipes nos principais conceitos de conduta ética e, ainda, saberem identificar e agir caso observem alguma conduta questionável de colega ou fornecedor.    

Deste modo, compartilharei aqui ensinamentos sobre os principais conceitos relacionados a CONDUTA ÉTICA na engenharia clínica e engenharia hospitalar:

CONFLITO DE INTERESSE

Conflito de interesse é uma situação na qual um colaborador utiliza seu cargo, função ou posição negocial para obter para si uma vantagem indevida, direta ou indireta, em conflito com os interesses da empresa/hospital que trabalha..

Segue alguns exemplos de conflito de interesse, para você orientar, treinar e fiscalizar a sua equipe:

  1. Equipe de engenharia aceitar pagamentos, presentes, viagens turísticas ou entretenimento que possam colocar em dúvida a imparcialidade da sua equipe/empresa no mercado. Especialmente quando estiver em posição negocial;
  1. A equipe de engenharia deve zelar pelo patrimônio material e intelectual da empresa, utilizando seu tempo no trabalho, os equipamentos e meios de comunicação corporativos apenas para as atividades profissionais e de acordo com as normas internas, evitando o desperdício e prevenindo o desvio de recursos para fins pessoais ou incompatíveis com os interesses da empresa. Por exemplo, levar materiais da faculdade para imprimir no trabalho é sim um conflito de interesse;
  1. Para realizar uma venda ou fazer política em seu favor, um colaborador prometer ao cliente algo que sua equipe não conseguirá cumprir. Mesmo que você se beneficie momentaneamente da venda ou do relacionamento, colocará em risco a reputação da sua equipe e esta situação se configura como um conflito de interesse;
  1. Também se aplica às situações em que o profissional realiza conscientemente serviço por qualidade inferior ao padrão da empresa, mais uma vez colocando em risco não somente a sua reputação como de sua empresa.

Exemplo de treinamentos que precisamos aplicar em nossas equipes:

Questão 1 – Sua empresa de engenharia está participando de um processo para possível contratação por um município. A decisão será tomada em 2 semanas. Antes disso, você deseja ser recebido pelo secretário de saúde desse município para apresentar seu serviço. Entretanto, o assistente do secretário insiste que só pode marcar a reunião em 2 meses. Após insistência sua, ele disse que poderia marcar a reunião em alguns dias mediante pagamento de uma pequena taxa de urgência. Você acha que poderia pagar a taxa de R$200 para garantir o agendamento da reunião a tempo?

TREINAMENTO AO TIME:

Não deverá pagar, mesmo que pareça oficial. É importante dizer que raramente a propina é chamada por seu nome. Via de regra, infratores utilizam nomes com aparência de legalidade, como taxa de conveniência, taxa de urgência ou pagamento de facilitação. Então, é de sua responsabilidade estar atento a tudo que pareça suspeito. Ainda que o agente público finja que o pagamento é oficial, é responsabilidade sua investigar a legalidade do pagamento. A regra é clara: se a taxa for oficial, estará publicada no site governamental. Ainda que a reunião seja importante para você, ela não vale o preço de sua reputação.

Questão 2 – Uma empresa fornecedora de equipamentos hospitalares fez contato com a engenharia do hospital dizendo que gostaria de fazer uma apresentação sobre sua linha de produtos. Eles se ofereceram para pagar as suas despesas para visitar a fábrica da empresa, onde ocorrerá a reunião. Essa oferta pode ser aceita?

TREINAMENTO AO TIME:

Sim, caso a visita seja estritamente profissional e não gere qualquer aparência de conflito de interesse. Mesmo que esteja claro se tratar de um evento profissional, que melhorará a sua compreensão técnica sobre os produtos deste fornecedor, recomendamos que formalize por e-mail ao fornecedor e com seus superiores em cópia, de que a visita não afeta seu compromisso com a imparcialidade, nem gera qualquer obrigação de indicação desse fornecedor.

Questão 3 – Durante a visita, a mesma empresa fornecedora te oferece um pacote de viagem para Búzios, com direito a acompanhante e todas as despesas pagas, na data de sua escolha. Você deve aceitar esse presente?

TREINAMENTO AO TIME:

Já a viagem a Búzios e outros presentes de valor que não sejam relacionados ao trabalho colocarão em dúvida a sua imparcialidade no mercado e são um grande risco a sua reputação e de sua empresa. Esse tipo de presente gera a impressão de dívida junto ao fornecedor, que poderá cobrar a retribuição do favor ou, não sendo retribuído, buscar prejudicar a sua imagem. Sempre que tiver dúvida sobre se pode aceitar um presente/brinde ou não, consulte o Comitê de Ética ou a Assessoria Jurídica da sua empresa ou hospital.

DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Como líderes, devemos ser absolutamente inflexíveis e rigorosos para garantir um ambiente saudável e que respeite o direito das pessoas. Não podemos tolerar qualquer forma de assédio ou discriminação em virtude de raça, cor, religião, filiação política, ideologia, nacionalidade, gênero, orientação sexual ou condição física.

Apesar de ser um conceito aparentemente óbvio e divulgado por placas em diversos estabelecimentos comerciais, ainda há desinformação e bastante demanda para orientar, treinar e fiscalizar as nossas equipes:

  1. Proibir a realização no ambiente de trabalho de campanhas de natureza política ou religiosa, ou mesmo defender temas polêmicos que levarão extremistas a causar confusão, brigas e inimizades no ambiente;

Eliminar com firmeza qualquer comportamento hostil, constrangimentos ou ameaças, assim como insinuações impróprias de qualquer natureza, sejam de caráter discriminatório ou que possam configurar assédio moral ou sexual. É importante esclarecer que mesmo piadas de caráter discriminatório não serão permitidas;

Esclarecer para nossas equipes que conceitos como bullyng ou assédio sexual estão relacionados a repetição. Ou seja, na rua, se somos assediados ou insultados por alguém, basta atravessar a rua ou ir embora. Contudo, na escola ou no trabalho, o ofendido é obrigado a encontrar com o ofensor todos os dias, pois precisa estar ali. Para garantir um ambiente de trabalho acolhedor, temos que tomar cuidado até mesmo com coisas aparentemente inofensivas, como um apelido engraçado, mas que pode estar constrangendo a pessoa de nossa equipe;

  1. Garantir que sua empresa/equipe tenha regras claras e justas de avaliação e promoção, guiadas unicamente por critérios de desempenho, sem qualquer viés discriminatório. Esteja consciente e preocupado, por exemplo, em garantir que mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, isto vale para todos, independente de cor, orientação sexual,  ideologia, etc;
  1. Por fim, como líder, você deve garantir que o ambiente de trabalho esteja em conformidade com as regras de segurança e ergonomia dos trabalhadores. Também promova ações de segurança e proteção no ambiente ocupacional.

Exemplo de treinamentos que precisamos aplicar em nossas equipes:

Questão 1 – Você está bastante interessado em uma nova funcionária que acabou de ser contratada. Durante um evento de trabalho, você se abriu, mas ela educadamente deixou claro que não tinha nenhum interesse em você. Nesta situação, o que você pode fazer? Insistir um pouco mais? Deixar bilhetinhos e mandar e-mails românticos ou fazer alguma demonstração surpreendente?

TREINAMENTO AO TIME:

Quando a pessoa deixa claro que não tem interesse em nós, devemos entender o recado, por mais frustrante que seja. No ambiente de trabalho, essa regra deve ser ainda mais rígida, já que a insistência pode gerar constrangimento e configurar assédio sexual, especialmente se houver uma relação de subordinação. Reforço: tanto o bullying quanto a configuração de assédio estão relacionados com a repetição, com a insistência!

Questão 2 – Um colega seu está interessado em uma funcionária do hospital. Ele já se abriu a ela, mas ela deixou claro que não tem interesse. Frustrado, ele passou a enviar bilhetes diariamente para ela e sempre que se encontram, ele dá uma cantada, ainda que ela continue rejeitando e se mostre constrangida. Nessa situação, o que você deve fazer? Incentivar, pois quem acredita sempre alcança? Ou ficar quieto, pois não é problema meu?

TREINAMENTO AO TIME:

O maior problema do caso relatado acima é que já extrapolou os limites e já se configura como assédio sexual, passível de denúncia. Então, sempre que você ver uma situação envolvendo colaboradores da sua equipe que entenda possa configurar assédio, não incentive, nem ignore. Deixe imediatamente claro ao colega que ele deve parar imediatamente e, se for necessário, reporte a situação ao supervisor. Lembre-se que um único marinheiro pode afundar o navio inteiro.

Questão 3 – Um colega lhe enviou um e-mail com uma piada depreciativa sobre o corpo e jeito de um estagiário que acabou de ser contratado. A piada lhe pareceu muito engraçada e você acha que outros colegas também vão achar graça. O que você deve fazer?

TREINAMENTO AO TIME:

Piadas que discriminam, humilham ou ofendem alguém em razão de sua cor, gênero, orientação sexual, religião, filiação política e condição física não tem graça e ponto, devem ser proibidas. Acontece que esse tipo de humor passa desapercebido, mas convido você a fazer essa reflexão contínua sobre seus hábitos e o de seus colegas de equipe. Se você se deparar com uma piada ou atitude que considera discriminatória, constrangedora ou ofensiva a você ou a terceiros, não compartilhe e informe sua opinião ao autor da piada. E, caso necessário, reporte a situação ao seu superior ou ao Canal de Ética.

FINALIZAÇÃO

Pessoal, todos os anos vemos diversos profissionais reclamando da falta de oportunidades. A verdade é que mais de 75% dos empregos ou dos clientes são obtidos por meio da rede ativa de relacionamentos. Então, pergunto: quer bons empregos, clientes, negócios e oportunidades? Construa e cultive uma rede de relacionamentos, invista na sua REPUTAÇÃO.

E, sabendo que a REPUTAÇÃO é seu maior PATRIMÔNIO, mantenha uma postura firme optando por não participar de negócios ou situações cujas regras não sejam de total transparência. É uma pena dizer isso, mas no Brasil, ser visto como rigorosamente honesto é um diferencial.  

Portanto, mesmo que esteja dando TUDO ERRADO, continue fazendo TUDO CORRETAMENTE.

O caminho para construir uma reputação de respeito não é fácil, mas se fosse, como você poderia saber se é mesmo BOM PRA CARAMBA?

Se você também gosta do tema, convido a ficar ligado aqui no blog, pois em breve retornarei com mais dicas e experiencias que te ajudarão a saltar na carreira!

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