A Cirurgia Robótica representa atualmente a técnica mais moderna em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Conduzida por cirurgiões extremamente qualificados, é realizada com a assistência de um robô e vem se consolidando como padrão ouro para tratamento em muitas especialidades médicas.
Os benefícios da cirurgia robótica, incluem:
- Menor perda sanguínea se comparada tanto com a técnica aberta ou videolaparoscópica;
- Menor dor no pós-operatório;
- Menor tempo de hospitalização;
- Retorno mais rápido do paciente às suas atividades cotidianas;
- Frequentemente propicia um melhor desfecho clínico global;
- Cicatrizes menores;
- Menor taxa de complicações, como infecção cirúrgica, por exemplo.
Veja também: Como Dimensionar Equipes de Engenharia Clínica?
Atualmente existem algumas empresas e instituições de pesquisa em todo o mundo que estão trabalhando no desenvolvimento de sistemas cirúrgicos robóticos, conforme diagrama a seguir:
Em 2023, no Brasil, estão sendo comercializados 3 sistemas para cirurgias robóticas gerais, 2 para ortopedia e 1 para Hemodinâmica. Abaixo falaremos um pouco sobre eles.
Sobre o que vamos falar:
Sistemas Robóticos para Cirurgias Gerais
Sistema Cirúrgico Robótico DA VINCI
O sistema da Vinci, desenvolvido pela empresa Intuitive Surgical, é uma das plataformas cirúrgicas robóticas mais conhecidas e utilizadas. É usado para realizar uma variedade de procedimentos minimamente invasivos em diferentes especialidades cirúrgicas. Atualmente já possuem mais de 100 sistemas deste tipo em funcionamento no Brasil e sendo utilizados para cirurgia geral, cardíaca, colorretal, ginecológica, otorrino, torácica e urológica.
Segue abaixo os modelos comercializados no Brasil:
Sistema Cirúrgico Robótico VERSIUS
Desenvolvido pela CMR Surgical, o sistema Versius é projetado para procedimentos minimamente invasivos em diversas especialidades cirúrgicas. Ele utiliza braços robóticos modulares que podem ser ajustados de acordo com as necessidades do procedimento.
Atualmente (julho/2023) possuem apenas 06 unidades em operação no Brasil realizando procedimentos de Urologia, Ginecologia e Geral.
Sistema Cirúrgico Robótico HUGO
Desenvolvido pela Medtronic, o sistema Hugo™ RAS foi projetado em parceria com cirurgiões de várias partes do mundo para viabilizar a cirurgia robótica. Configurações flexíveis para se adequar ao espaço de sala de cirurgia, bem como flexibilidade para atender procedimento e necessidades exclusivas dos pacientes. O sistema utiliza a mesma tecnologia aprovada em procedimentos abertos, laparoscópicos e RAS. Apresenta opção de gravação de vídeo segura e descomplicada, foi projetado para reduzir o custo total e ter utilização otimizada.
Atualmente (julho de 2023) possuem apenas 02 unidades em operação no Brasil realizando procedimentos de Urologia, Ginecologia e Geral.
Sistemas Robóticos para Cirurgias Ortopédicas
Sistema Cirúrgico Robótico MAKO
Desenvolvido pela Stryker, o Mako SmartRobotics™ combina três componentes principais: planejamento baseado em tomografia computadorizada 3D, tecnologia háptica AccuStop™ e análise de dados perspicaz em uma plataforma que mostrou ótimos resultados para cirurgias de joelho total, quadril total e joelho parcial.
Tudo começa com uma tomografia computadorizada que gera uma imagem 3D da anatomia individual e única do paciente. Essa informação permite fazer o planejamento do paciente e avaliar a articulação. Além de usar todos os recursos que a tomografia computadorizada oferece para saber mais sobre o paciente, a tecnologia háptica Mako AccuStop™ o orienta a cortar o que foi precisamente planejado. Para alguns pacientes, isso significa menor risco de lesão dos tecidos moles e para outros, isso significa maior preservação de osso saudável.
Leia também: Como escolher equipamentos médicos sem exceder o orçamento do projeto hospitalar?
Sistema Cirúrgico Robótico ROSA
Desenvolvido pela Zimmer Biomet, O ROSA Knee foi projetado para ajudar o cirurgião a adaptar a colocação de implante de joelho. O ROSA Knee usa os dados coletados antes da cirurgia (pré-operatório) e durante a cirurgia (perioperatório) para informar ao cirurgião muitos detalhes relacionados à sua anatomia única que podem afetar o ajuste do implante. Ao usar esses dados para tomar decisões mais informadas, o cirurgião pode planejar e realizar uma cirurgia robótica personalizada com base nas necessidades individuais.
Sistemas Robóticos Para Intervenção Coronariana
Sistema Cirúrgico Robótico CORINDUS
Desenvolvido pela Siemens, o Corindus promete substituir totalmente o procedimento convencional em até 10 anos. Voltado para intervenção Coronariana (vascular e neuro).
A intervenção assistida por robótica permite que os médicos estejam sentados em um cockpit protegido contra radiação ou na sala de controle sem usar chumbo e usem um conjunto de joysticks e controles de tela sensível ao toque que traduzem os movimentos do médico em controle do dispositivo.
A intervenção assistida por robótica permite a medição precisa da anatomia e posicionamento do dispositivo com o benefício adicional de proteção contra radiação para o médico e o potencial de reduzir a exposição à radiação para funcionários e pacientes.
Gostou de saber mais sobre sistemas utilizados em cirurgias robóticas? Inscreva-se no nosso blog e receba em primeira mão artigos como este.