Sobre o que vamos falar:
Introdução
Aqui na Equipacare, somos apaixonados por oferecer uma Experiência do Usuário (UX, do termo User Experience) excepcional aos nossos clientes, não apenas em nossos serviços, mas em específico, em nossas plataformas digitais e sistemas proprietários. Este cuidado se reflete no alto índice de satisfação que recebemos dos usuários técnicos e operacionais destas soluções.
Mas, afinal, o que é UX? Neste post vamos ensinar um pouco do que aprendemos sobre o tema e apresentar como case prático, exemplos de como aplicamos estes aprendizados em nossa metodologia e software FixSystem.
DEFINIÇÃO DE UX (USER EXPERIENCE)
User Experience (UX), ou Experiência do Usuário, refere-se à maneira como um usuário interage com um produto, serviço ou sistema, levando em consideração a percepção, emoções, comportamentos e respostas decorrentes dessa interação.
O objetivo da UX é criar uma experiência eficiente, agradável e “sem atrito”, ou seja, de forma fluída para o usuário, facilitando o uso e maximizando a satisfação.
HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA UX
Historicamente, a UX evoluiu a partir de áreas como ergonomia e design industrial, focando inicialmente na eficiência e funcionalidade de produtos para especialistas.
Nos primeiros anos da computação, o objetivo era garantir que as máquinas fossem operacionais e compreensíveis. Com o surgimento da computação pessoal na década de 80, a interação homem-computador ganhou destaque, levando a uma maior ênfase em usabilidade (falaremos mais sobre este tema a frente).
Hoje, a UX vai além da simples funcionalidade, incorporando aspectos emocionais, estéticos e de acessibilidade, com foco na criação de experiências agradáveis, intuitivas e centradas no usuário, abrangendo uma diversidade de públicos e contextos.
O objetivo atual é oferecer valor emocional e satisfação plena, alinhado às expectativas e necessidades dos usuários.
O objetivo atual é oferecer valor emocional e satisfação plena, alinhado às expectativas e necessidades dos usuários.
IMPORTÂNCIA DA UX NO CONTEXTO ATUAL
A UX é crucial no contexto contemporâneo porque oferece benefícios tanto para o sucesso das empresas quanto dos usuários.
Para as EMPRESAS, uma boa UX melhora a fidelização, reduz custos de suporte e fortalece a marca, resultando em maior crescimento no mercado.
Para os USUÁRIOS, proporciona uma experiência mais fluida e eficiente, reduzindo frustrações e economizando tempo, além de criar uma conexão emocional com o produto.
Em um ambiente competitivo e digital, investir em UX é essencial para garantir satisfação e sucesso a longo prazo. Esta é uma preocupação central da Equipacare Engenharia, sobre a qual aprofundaremos utilizando como case o FixSystem, nossa metodologia e sistema de gestão da qualidade para manutenção hospitalar.
05 Pilares Essenciais para Aplicação de UX
Para que um projeto seja bem sucesso e termos de UX, é necessário aplicar princípios, que devem ser garantidos ao longo de todo o desenvolvimento e implementação. Dito isso, os 05 pilares essenciais para a aplicação da metodologia UX são:
1. UTILIDADE
O primeiro princípio de UX, fala sobre UTILIDADE, ou seja, o produto deve SER ÚTIL e resolver problemas reais dos usuários. Então, ele precisa ter funcionalidades que atendam às necessidades específicas do público-alvo.
Por exemplo, no caso do FixSystem, desde os primórdios da Equipacare, já sabíamos da necessidade de controlar da melhor forma possível as informações dentro das operações de engenharia clínica e de engenharia hospitalar. Além disso, já existia a necessidade de entregar alta padronização automatizando da melhor forma a implantação dos procedimentos operacionais-padrão (“POPs”).
Então, foi com base nessas necessidades bem claras, e com escopo bem definido que desenvolvemos a solução FixSystem. Isto a torna extremamente eficiente para automatizar e facilitar os controles da engenharia clínica e hospitalar, bem como para agilizar a implantação padronizada dos processos e práticas. A visão era alcançar no sistema um verdadeiro atalho para qualidade.
2. USABILIDADE
Refere-se à FACILIDADE DE USO do sistema/produto/serviço. Uma boa usabilidade garante que os usuários possam realizar suas tarefas da maneira mais intuitiva possível. Esta busca pela simplicidade e fluidez – se bem sucedida – chega ao ponto de dispensar a necessidade manuais com instruções de uso e reduz muito a demanda de tempo para treinamentos de aplicação / implantação.
Como o sistema FixSystem é espelhado nos processos da sua própria metodologia de para gestão de ativos e gestão da manutenção, não há “botões sobrando” ou camadas complexas de parametrização.
Isto facilita muito aplicar os preceitos de usabilidade no sistema, fazendo com que seja fluído e intuitivo do começo ao fim de sua implementação, o que facilita a aplicação dos usuários tanto via WEB quanto no uso do aplicativo para dispositivo móvel (acesso mobile).
3. DESEJABILIDADE
Está relacionada ao APELO VISUAL e EMOCIONAL do produto (look and feel). Um design atraente e que desperte emoções positivas sempre contribuirá para uma experiência satisfatória do usuário.
Por exemplo, no case FixSystem, consideramos que a escolha da paleta de cores foi bem importante para atender o pilar da desejabilidade, pois ajuda tanto na usabilidade – destacando as hierarquias de informação e botões – como na sensação emocional do usuário.
Veja que as escolhas de tons de azul traz uma percepção de confiabilidade do sistema, enquanto o amarelo (ou amarelo esverdeado) denota a tecnologia, descontração e criatividade inerentes da cultura Equipacare. Tudo isso sendo aplicado à aparência da solução. Em outras palavras, denota modernidade.
4. CREDIBILIDADE
Este pilar da Experiência do Usuário é extremamente importante, pois envolve a CONFIANÇA que se tem para com o produto, sistema ou serviço. A literatura aponta diversas formas de conquistar esta credibilidade, segue algumas delas:
A própria consistência do trabalho de design visual, permite transmitir seriedade e segurança. Como já dissemos, não apenas a escolha das cores, mas também importa que a tipografia seja legível e, especialmente, a forma como as informações estão hierarquicamente organizadas. Do contrário, uma aparente desorganização passaria insegurança e questionamento sobre a qualidade;
Ainda falando sobre a disponibilidade das informações, é preciso que o usuário perceba transparência para com os dados e para com as funcionalidades, que devem estar todas bem acessíveis, sem surpresas;
Também garantir ao usuário a segurança e privacidade dos dados, inclusive conforme as leis de proteção, com termos e políticas. Estes são elementos muito importantes para construir essa percepção de credibilidade;
E, é claro, o sistema, serviço ou produto precisa estar livre de erros para entregar o que promete. Óbvio que não estamos falando da perfeição inatingível, mas sim de consistência sobre as expectativas de funcionamento para com a solução, dentro dos níveis de serviço esperados e acordados.
No caso do FixSystem, já na tela inicial o usuário recebe atualizações sobre quais foram as últimas melhorias, modificações e correções. A ideia é justamente a de passar esta credibilidade de que o sistema está em constante evolução, cada vez melhor para seus usuários.
Também deve haver clareza sobre as bases de dados, o que gera confiança sobre a consistência da informação. Por fim, é preciso garantir acesso rápido e eficiente ao suporte técnico.
Tudo isso contribui para a construção da credibilidade em UX.
5. VALÊNCIA
Este pilar do UX trata da FACILIDADE com a qual o usuário encontra informações ou funções dentro da solução proposta. Uma navegação clara e uma estrutura bem-organizada são cruciais para que o usuário encontre o que precisa rapidamente.
Por exemplo, um dos pontos de coerência para uma experiência mais intuitiva é tomar o máximo de cuidado no uso de símbolos em botões, devido às diferentes interpretações que aqueles símbolos podem proporcionar aos usuários. Uma boa solução pode ser usar, além do símbolo, legendas explicativas sobre cada funcionalidade.
Veja que na imagem abaixo, para o indicador “1.5 – Top 5 Equipamentos com mais Falhas” há não apenas um símbolo, mas um ícone de informação “(i)” que quando selecionado abre informações extras para o usuário interessado.
Casos de Falhas em Ux
Agora vamos falar sobre casos de falhas em UX, algumas inclusive bem comuns e que prejudicam significativamente a experiência do usuário, especialmente quando se trata de usabilidade e fluxo de navegação.
A lista abaixo pode te ajudar a avaliar se a solução que você está utilizando hoje em seu trabalho tem alguns desses pontos a ser melhorados:
Falta de Links Diretos ou Ações Imediatas
Uma falha comum é quando o software ou aplicativo exibe uma informação e espera que o usuário copie e cole essas informações em outro lugar para realizar uma busca ou ação. Ou então, quando o botão de ação não executa diretamente a função esperada, sendo requeridas etapas extras que parecem excessivas ao usuário.
Fluxo de Navegação Confuso
Algumas plataformas exigem que o usuário passe por várias telas para completar uma tarefa simples, fazendo com que o fluxo não seja intuitivo e possivelmente fazendo o usuário se perder entre as páginas ou ter dificuldade para retornar a tela inicial.
Dados Isolados Sem Contexto
Outra falha comum de UX é apresentar ao usuário dados, notificações ou botões com símbolos sem o adequado contexto ou informação. Quando não há orientação sobre os dados disponibilizados, o usuário não consegue transformá-los em informação útil, ou se perde.
Ações Não Intuitivas
Muitos sistemas também falham ao exigir que o usuário realize uma ação que não é óbvia. Isto acontece especialmente quando possui uma função de difícil localização, por estar escondida ou até mesmo disposta em um lugar no qual não é nada intuitivo para o usuário localizar.
Essas falhas geram atritos desnecessários na experiência do usuário, resultando em frustração, aumento da curva de aprendizado e, muitas vezes, na perda de confiança para com a solução. E em mundo cada vez mais competitivo, falhas de UX como essas podem levar os usuários a procurarem alternativas que ofereçam uma experiência mais simples e eficiente.
Por isso, uma UX bem projetada deve sempre buscar eliminar essas barreiras, oferecendo fluxos claros, informações contextualizadas e ações diretas que permitam ao usuário atingir seus objetivos com o mínimo de esforço e frustração possível.
impacto da UX na Retenção de Clientes
A Experiência do Usuário (UX) tornou-se um dos principais fatores para o sucesso de produtos digitais. Uma UX bem projetada proporciona navegação intuitiva, facilidade de uso e resolução eficiente de problemas. Esses elementos são fundamentais para garantir que os clientes retornem ao aplicativo, criando um ciclo de retenção constante.
No caso do FixSystem, sua interface limpa e simplificada permite que os usuários agendem serviços rapidamente, com fluidez e sem frustrações, incentivando sua utilização ampla e contínua.
Como já foi dito, a fidelidade dos clientes é fortemente influenciada pela percepção que eles têm sobre como a ferramenta resolve suas necessidades. Quando um aplicativo antecipa as expectativas dos usuários, oferecendo soluções práticas e rápidas, ele se torna uma ferramenta essencial no dia a dia das suas atividades.
Além da retenção, uma UX positiva resulta em marketing “boca a boca”. Usuários satisfeitos tendem a compartilhar suas boas experiências com amigos, familiares e redes sociais, gerando uma divulgação gratuita para a empresa. Obs.: isto é algo que observamos muito com o FixSystem, onde a experiência fluida levou muitos usuários a recomendarem de maneira espontânea para novos clientes.
Além disso, é importante que haja uma percepção dos usuários de que a solução está em constante evolução, renovando sua experiência e superando expectativas da contratação original.
A melhor forma de realizar isto é estar sempre atento aos feedbacks dos usuários, valorizando sua opinião e reforçando o relacionamento de longo prazo.
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA BOA UX
O desenvolvimento de uma experiência de usuário (UX) eficaz tornou-se uma prioridade central para as empresas que se propõem a inovar, especialmente por meio de tecnologias digitais. No entanto, é preciso dizer que a construção de uma boa UX também tem seus desafios, em especial, pelo dinamismo e velocidade das evoluções do meio digital.
Com a diversidade de dispositivos e plataformas, é preciso garantir que o design seja responsivo nas diferentes aplicações e para diferentes tamanhos de tela. Para tanto, é preciso realizar testes rigorosos para assegurar uma interface otimizada em todos esses contextos.
Também precisamos considerar usuários com diferentes níveis de habilidade, privilegiando a praticidade esperada pelos “usuários-padrão”, com a existência das funcionalidades mais avançadas para os usuários com maiores exigências. Para estes últimos, procuramos estar sempre entregando melhorias e atualizações graduais, mas tomando o cuidado de introduzi-las com informação e orientação.
Outra preocupação é garantir a expansão das funcionalidades do sistema, sem comprometer seu desempenho (velocidade, etc). Para atingir este nível de serviço, é fundamental que a empresa esteja sempre ampliando, de forma modular, a capacidade de processamento e armazenamento das soluções de hospedagem contratadas.
Além disso, a privacidade e segurança dos dados devem ser prioridade, exigindo camadas de proteção, mas sem comprometer a usabilidade.
Conclusão – Os Resultados positivos da aplicação da UX
Concluindo, uma boa Experiência de Usuário (UX) é essencial para o sucesso de qualquer produto ou serviço digital. Ela vai além de apenas uma interface bonita, pois abrange a facilidade de uso, a eficiência, a satisfação e a emoção que os usuários sentem ao interagir com a plataforma.
Quando bem estruturada, a UX traz benefícios claros para as empresas, como o aumento da retenção de clientes, a fidelização a longo prazo e a redução da taxa de cancelamento.
Podemos dizer que, sem dúvida, a Experiência do Usuário é uma verdadeira ciência com horizontes muito amplos para se explorar e onde ainda temos muito que aprender.
Aqui na Equipacare e, falando especificamente sobre a evolução contínua da solução FixSystem, acreditamos que estudar e aplicar estes aprendizados para aperfeiçoamento da UX tem sido uma jornada mesmo muito gratificante, pois a cada passo, percebemos o impacto direto na satisfação dos nossos clientes e na produtividade dos nossos usuários.
UM CONVITE A VOCÊ : )
Se ao ler este post sobre UX, você ficou interessado em conhecer mais sobre como fizemos do FixSystem um case de sucesso em Experiência do Usuário, entre em contato com nossos especialistas e agende uma demonstração para seu time!
Aqui na Equipacare, temos um time dedicado e parceiros desenvolvedores de grande experiência para entregar constantes evoluções e o adequado suporte aos usuários do FixSystem. O propósito é não apenas resolver os desafios dos clientes, mas criar uma experiência que supere as expectativas dos usuários.
Quem sabe você também se surpreenderá, assim como centenas de outros usuários, ao perceber como os conceitos de UX apresentados aqui neste post – quando bem aplicados – entregam um resultado muito além do esperado para as operações de engenharia clínica e engenharia predial hospitalar.