+55 24 9 8119 1448 [email protected]

O início da história de Cachoeiro do Itapemirim começou no ano de 1812, quando o donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim, teve a tarefa de desenvolver o povoamento no estado do Espírito Santo.

Os temidos índios Puris eram quem dominavam a região na época, mas, não foram obstáculo para os primeiros desbravadores, atraídos pelo ouro descoberto nas minas, em 1820, nas regiões compreendidas pelo município de Castelo.

Há quase 40 anos seu maior ramo de desenvoltura na economia consiste na extração de minerais, classificando o município como Capital do Mármore e Granito, responsável pelo abastecimento de 80% do mercado nacional de mármore.

A cidade que também é conhecida como a Princesa do Sul e ainda, ironizada por Vinicius de Moraes como a Capital Secreta do Mundo,se destaca economicamente nos setores de agricultura, indústria e pecuária.

Foto: Pico do Itabira, Cachoeiro de Itapemirim - ES. Foto de Roberto Martins - Reprodução do site olhares.uol.com.br.

Hoje, o município de Cachoeiro de Itapemirim é o núcleo urbano mais importante do Sul do Estado do Espírito Santo. Dono de uma vasta gama de natureza e beleza como a Cachoeira Alta, a rocha conhecida como o Frade e a Freira, a Pedra da Ema e o Pico do Itabira. A cidade onde nasceu o Rei Roberto Carlos, concentra o Teatro Municipal Rubem Braga que vem entretendo e trazendo cultura à população há quase 20 anos.

Desde 1989, a cidade conta com a Cooperativa de Trabalho Médico, Unimed Sul Capixaba. A singular que iniciou com 32 médicos cooperados, hoje já possui 444 e quase 800 colaboradores, atendendo mais de 80 mil pessoas, em 30 municípios de sua abrangência, no Sul do Espírito Santo.

Com uma boa dose de empreendedorismo e fazendo uso de um rigoroso estudo de viabilidade econômico-financeiro, que levou a criação de fundo imobiliário, a Unimed Sul Capixaba atualmente se encontra em fase adiantada de construção de um novo hospital, que terá 12.555 m2 e proporcionará à região uma moderna infraestrutura para serviços médicos.

O novo hospital realizará procedimentos de média e alta complexidades, oferecendo, desde sua primeira fase, 102 novos leitos de internação, 20 leitos de UTI e centro cirúrgico que contemplará, além das 10 salas cirúrgicas, uma moderna unidade de hemodinâmica. Outros serviços que trarão diferenciais clínicos para o Hospital, são a Unidade de Oncologia e o Setor de Hemodiálise, que permitirão um atendimento mais completo.

Também não podemos deixar de falar do Centro de Diagnóstico por Imagem, que contemplará: aparelhos de raios-x, ressonância magnética, tomografia, mamografia, densitometria, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, eletrocardiografia e teste ergométrico. Para escolha destes equipamentos, a Unimed Sul Capixaba privilegiou diferenciais que trarão conforto aos pacientes, maior velocidade e precisão para a realização dos exames.

projeto arquitetônico é assinado pelo escritório FG Arquitetura e Consultoria, e foi premiado no XIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, maior premiação de arquitetura da América Latina. O projeto deu especial atenção para a urbanização e jardinagem, contempla 04 entradas de acesso independentes e um amplo estacionamento com 400 vagas, o que permitirá melhor circulação, acesso e produtividade.

Outro destaque ao projeto está na preocupação com a sustentabilidade em todas as suas etapas. Podemos destacar as seguintes particularidades darão mais eficiência à construção e manterá o Hospital em harmonia com o meio ambiente:

  • Sistema ecológico de captação e aproveitamento de água da chuva e da água dos sistemas de climatização;
  • Sistema de tratamento de resíduos;
  • Sistema de captação de energia solar;
  • Aproveitamento do vento local para contribuir com a ventilação dos ambientes, deixando-os mais arejados.

Já o projeto de equipagem está sendo gerenciado pela Equipacare Engenharia Clínica, visando o máximo de sofisticação com custos adequados.

As ações realizadas pela empresa consistem no dimensionamento do parque de equipamentosplanejamento das aquisições de todos os equipamentos de forma sincronizada com a obra, além de orientações aos projetistas sobre as instalações necessárias para o funcionamento das máquinas.

Todas as aquisições estão sendo conduzidas de acordo com as boas práticas de governança corporativa, com isonomia, transparência e prestação de contas.  

De acordo com o presidente da cooperativa, Dr. Leandro Baptista, o cuidado com o cliente e a valorização dos cooperados e colaboradores foram os pontos centrais para o desenvolvido de todo o projeto.

“Tivemos a atenção de trazer o que há de mais moderno em inovação, tecnologia e sustentabilidade para o projeto deste novo hospital. Quando estiver em funcionamento, ele proporcionará um atendimento com qualidade, conforto e segurança, com equipamentos de ponta e com a capacidade técnica dos nossos médicos cooperados” afirma.

A Equipacare sente-se honrada em participar deste importante empreendimento que muito ajudará para a qualidade de vida e desenvolvimento de nossa “Princesa do Sul”, Cachoeiro de Itapemirim! 

É sempre uma satisfação visitar a cidade e poder fazer parte desta história de empreendedorismo construída pela Unimed. Assim, destacamos do hino da cidade alguns trechos, que fazemos nossas palavras: “Meu pequeno Cachoeiro; Vim ao Rio de Janeiro; Vivo só pensando em ti; Ai que saudade dessas terras; Entre as serras; Ai como pensamento voa; Ao lembrar da terra boa; (…)”

Acesse nossas Redes Sociais e fique por dentro das novidades:

Quer receber mais assuntos como esse?

Técnica em Informática pela Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) e Acadêmica de Jornalismo na Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA); Autora de diversos Artigos Publicados e Jornalista na Equipacare Engenharia.