Pular para o conteúdo

Qualidade de Ar em Hospitais

qualidade do ar em hospitais

A contaminação do ar em hospitais pode ocorrer de diversas formas, incluindo a propagação de bactérias, vírus, fungos, poeira e outros contaminantes.

As contaminações podem ocorrer a partir de fontes internas, como pacientes com doenças respiratórias, ou de fontes externas, como poluição do ar externo.

As consequências da má qualidade do ar em hospitais podem ser graves, incluindo infecções nosocomiais, piora de doenças respiratórias e alergias, além de outras complicações de saúde.

Leia também: Conheça os 8 principais desafios da engenharia hospitalar

Além de toda sua importância para a qualidade do ambiente e saúde dos usuários, garantir os níveis de qualidade do ar é um requisito obrigatório para instituições de saúde e, a falta de documentos que comprovem a existência de controles e procedimentos pode acarretar multas.

Neste sentido, é fundamental a implementação do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle dos Sistemas de Ar-condicionado.

Plano de Manutenção, Operação e Controle dos Sistemas de Ar-condicionado

Este plano deve estar formalizado em documento que padroniza e determina como se dão as rotinas de planejamento e acompanhamento.

pmoc

O controle de qualidade do ar é feito através da conformidade de parâmetros como a temperatura, umidade relativa, velocidade do ar, taxa de renovação do ar, número de partículas e contaminantes. Estes parâmetros devem ser mantidos dentro dos limites estabelecidos pela RDC 50 da Anvisa.

A manutenção regular dos sistemas de ventilação e filtragem, mantendo filtros limpos e em bom estado de funcionamento ajudam a reduzir a concentração de partículas no ar e diminuir a propagação de agentes infecciosos, como bactérias e fungos. Estas práticas são obrigatórias perante as normas.

Estas medidas são fundamentais para garantir a qualidade do ar em ambientes hospitalares e proporcionar um ambiente seguro e saudável para os usuários e pacientes.

Como está a qualidade do ar no seu hospital? Você acredita que o PMOC está sendo bem conduzido? Caso tenha dúvida, consulte a Equipacare! Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar a garantir a conformidade dos sistemas críticos para o bom funcionamento da infraestrutura hospitalar.

Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Engenharia Clínica pela Universidade Federal de Itajubá́. Como Diretor de Projetos da Equipacare Engenharia, é responsável por liderar a equipe de projetos na implantação de parques tecnológicos em todas as regiões do Brasil. Antes de entrar na Equipacare Guilherme já atuava na área da saúde há 15 anos e, desde 2011, como gestor de times de Engenharia Clínica, Manutenção Predial e SESMT. Em 2018 atuou como Gerente de Infraestrutura Hospitalar, tendo ocupado ao longo da carreira cargos de liderança na Rede DOr (SP) e no Hospital Mãe de Deus (RS). Desde então, geriu projetos, foi Responsável Técnico do PGRSS, liderou reformas, dentre outras atividades. Atuou em 2017 e 2018 como professor de graduação em "Manutenção Hospitalar" na UNIVAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRBR