+55 24 9 8119 1448 [email protected]

A Cooperativa Médica Unimed Juiz de Fora inaugurou seu novo hospital no dia 22 de fevereiro de 2019. O empreendimento, com capacidade de comportar mais de 14 mil internações por ano, usa alta tecnologia em prol da sustentabilidade.

Sediada em Juiz de Fora, município mineiro que se destaca por seu desenvolvimento e crescimento populacional, classificado como o quarto mais populoso de Minas Gerais e o 36º do Brasil (>500mil habitantes) é também marcado por sua cultura histórica e belezas naturais.

A cidade é dona de um patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental, capazes de impressionar os mais apurados olhares.

Você que vai visitar Juiz de Fora, não deixe de conhecer o Parque da Lajinha, os Mirantes da Cidade e principalmente o Parque do Museu Mariano Procópio que é uma atração ímpar, abrigando um dos principais acervos do país, com aproximadamente 50 mil peças. Além do conjunto histórico, conta com um acervo natural de grande importância ecológica, valorizando em seus jardins a exótica flora brasileira.

Leia mais: Unimed Campinas: resultados positivos em um ano de trabalho

Foto: Pico do Itabira, Cachoeiro de Itapemirim - ES. Foto de Roberto Martins - Reprodução do site olhares.uol.com.br.

Pensando no ecossistema local, o novo empreendimento busca aliar a mais alta tecnologia hospitalar sem perder a responsabilidade social que a cidade merece, conforme destaca Dr. Hugo Borges, Presidente da UJF:

“O nosso cliente é único e terá atenção total, no tempo que precisa. Vamos contemplar os três objetivos: a melhor saúde, o melhor tratamento e custos sustentáveis”.

Para minimizar os impactos causados no solo, a pavimentação no pátio do Hospital foi construída com blocos intertravados, permitindo a microdrenagem de águas pluviais. Essa pavimentação reduz a temperatura ambiente em até 7°C em relação ao asfalto.

Além disso, visando reduzir a exploração de recursos naturais, utilizou-se estrutura metálica na construção do prédio ao invés da estrutura convencional de concreto, que utiliza madeira como forma, que é descartada, sem possibilidade de reutilização devido aos resquícios de concreto.

O projeto orçado em aproximadamente R$ 130 milhões, foi concebido dentro do mais atual e qualificado padrão de engenharia do segmento, contemplando 14 andares (sobressolo + térreo + 12 pavimentos).

Foto: Pátio de construção do Novo Hospital Sul Capixaba em sua quinta etapa. Reprodução Site Unimed.coop.br

São 34.000 m2 de área construída, sendo 9 mil metros quadrados de área verde preservada. Composto por 190 leitos, divididos em Pronto Atendimentos Infantil e Adulto, Urgência e Emergência, Unidades de Tratamento Intensivo, Centros Cirúrgicos e Obstétricos. Além de Quartos Reversíveis para Apartamento e Enfermaria.

Em seu atendimento pleno, o hospital contará com 08 salas de Centro Cirúrgico e 40 leitos de UTI, além dos setores já existentes de Central de Materiais Esterilizados (CME), Laboratório de Análises Clínicas (LAC), Sala de Hemodinâmica e Centro de Diagnósticos por Imagem, contemplando, Ressonância Magnética, Raios-x, Tomógrafo, Ultrassom, dentre outros.

Grande premissa para esse projeto foi o enfoque na humanização, seja no trabalho da arquitetura desenhando ambientes agradáveis, como nos processos de atendimentos diferenciados para acolher seus clientes.

Podemos citar como exemplo, o detalhe de que todos os quartos de internação possuem grandes painéis modulares inspirados na arquitetura hoteleira, reduzindo a sensação de estar dentro de um hospital. A Sala de Ressonância Magnética tem ambientação diferenciada com Painéis Backlights, Céu Estrelado e Paisagem Adesiva na Parede. O Lounge do Hospital possui uma identificação visual que reflete o lema que virou bordão do Novo Hospital Unimed Juiz de Fora:

“Cuidar da Vida é Uma Arte”.

Segue abaixo algumas imagens das salas de exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada:

Visando agilizar os processos de entrega de medicamentos aos leitos, a singular investiu em um Sistema de Transporte Pneumático. Este sistema reduz em muito o tempo e os custos logísticos internos, integrando a Farmácia Central com os principais setores consumidores de medicamentos, levando automação e velocidade ao hospital.

O Hospital conta com uma moderna Central de Materiais Esterilizados (CME) projetada por uma equipe multidisciplinar, incluindo a engenharia clínica da Equipacare e privilegiou a escolha de equipamentos de esterilização e desinfeção com automatismos e sistemas de integração que permitem a rastreabilidade dos materiais processados, gerando maior segurança e informação para gestão.

Conheça o Novo Hospital Unimed Juiz de Fora. No tour virtual abaixo vocês verão como o empreendimento ficou lindo. Aliás, lindo e bem equipado:

projeto de equipagem médica foi gerenciado pela Equipacare Engenharia Clínica, desde o planejamento tecnológico, iniciado em 2012, passando por toda a implantação até sua inauguração em 2019.

Leia também: Novo Hospital Unimed Nova Iguaçu – Projeto de Equipagem

Dentre as ações realizadas pela Equipacare destacamos o dimensionamento do investimento, o gerenciamento das aquisições de forma sincronizada com o cronograma da obra, a compatibilização dos projetos e o acompanhamento das instalações na obra. Todas as aquisições foram conduzidas de acordo com as boas práticas de governança corporativa, com isonomia, transparência e prestação de contas.

Em agosto de 2019, ocorre a montagem da sala de hemodinâmica que fica localizada dentro do Centro Cirúrgico com previsão para inauguração no mês de setembro de 2019. Também em setembro está prevista a inauguração de mais leitos de UTI e do Setor de Quimioterapia.

As próximas ações da Equipacare estão relacionadas à implementação dos processos de qualidade do setor de engenharia clínica, incluindo a criação do Plano de Contingência, a Elaboração das Rotinas de Inspeção entre outras atividades.

Equipacare sente-se honrada de ter participado desse importante empreendimento que muito beneficiará na qualidade de vida da nossa “Princesa de Minas”. Cuidar da vida é uma arte, e a Unimed Juiz de Fora está mais do que preparada e equipada para dar um show.

Gostou? Entre em contato com o nosso setor comercial e peça um orçamento.

Acesse nossas Redes Sociais e fique por dentro das novidades:

Quer receber mais assuntos como esse?

Técnica em Informática pela Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) e Acadêmica de Jornalismo na Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA); Autora de diversos Artigos Publicados e Jornalista na Equipacare Engenharia.