+55 24 9 8119 1448 [email protected]

Em 2020 Unimed Campinas completa 50 anos de fundação e, no mês de junho, completa um ano com a Equipacare cuidando de sua Engenharia Clínica.

Nestes últimos doze meses, a Cooperativa Médica investiu em seus recursos próprios e expandiu o seu hall de serviços, contabilizando 51 especialidades médicas diferentes, mais de 3.400 médicos cooperados, 21 hospitais conveniados, 11 day hospitals e 228 clínicas e laboratórios em sua rede de serviços.

Veja também: Crioterapia Capilar: inovação no setor de Oncologia

Unimed Campinas

A equipe de engenharia clínica que atende a Unimed Campinas é composta pelo gerente da regional, mais um supervisor de operação, um técnico e um assistente técnico. O programa de gestão de qualidade e manutenção implantado contempla o Hospital Unimed, o Pronto Atendimento (com ONA 2), o Centro de Quimioterapia Ambulatorial (com ONA 3), o Centro Clínico Oncológico, a Assistência Domiciliar e o Núcleo de Atenção Integral à Saúde.

Segundo o gerente regional Marcelo Calderelli, este primeiro ano de trabalho está sendo muito proveitoso:

“Fizemos vários trabalhos e implantamos processos que levaram a mudanças positivas nas unidades”, afirma o gerente.

Essas mudanças positivas devem-se, primeiramente, a criação de uma rotina de inspeção nas unidades. Este trabalho gerou uma redução de custos de milhares de reais, visto que a equipe da Engenharia Clínica absorveu a maior parte das demandas, realizando testes, trocas de peças e manutenções, eliminando assim custos de mão de obra de terceiros.

Leia: Equipacare apoia Jaguar-Land Rover no conserto de respiradores

Nos últimos 5 meses, os índices de manutenção preventiva têm sido, em média, 65% superiores aos números de manutenções corretivas, indicando a política de atuar com a prevenção de quebras e alta disponibilidade dos equipamentos, com menor número de paradas inesperadas que acarretariam cancelamento de procedimentos e outros.

No último trimestre de 2019, a equipe de engenharia clínica na Unimed Campinas inovou ao criar e implantar a Etiqueta de Instruções de Uso, que se tornou referência para as demais equipes da Equipacare, inclusive com elogios recebidos pelas equipes da ONA que sugeriu adotá-la como processo de melhoria contínua, juntamente com a equipe da Educação Continuada. 

“Após essa implantação destas instruções, o número de chamados para estes equipamentos foram mitigados ou eliminados”, afirma José Alcântara, supervisor de operação na Unimed Campinas.

O Parque Tecnológico

Atualmente são 6.460 m² de área construída, composto por 88 leitos, sendo 20 leitos de UTI, um centro cirúrgico composto por três salas, serviço de radiologia aberto para o público externo incluindo tomografia e ultrassonografia. Também completam a estrutura da unidade hospitalar o serviço de endoscopia digestiva, a central de esterilização de materiais, o laboratório de análises clínicas e ambulatório para curativos e infusões.

O hospital localizado na Vila Industrial, também supri eventuais necessidades de internação e cirurgia dos pacientes advindos da Assistência Domiciliar Unimed Campinas (ADUC) e do Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA). Ainda oferece importante suporte aos clientes encaminhados para internação convencional ou em leitos de UTI pelo Pronto Atendimento de Sumaré. O objetivo é otimizar os recursos oferecidos pelo hospital, sobretudo o centro cirúrgico, com a realização de intervenções eletivas de todos os portes.

Unimed Campinas
Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA) – Foto: Divulgação Unimed Campinas

Já o Pronto Atendimento em Sumaré, tem como foco o atendimento de urgências e emergências médicas, sendo o primeiro serviço de Pronto Atendimento instalado na Região Metropolitana de Campinas (RMC) certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e também, um Centro de Promoção à Saúde, que abriga em um mesmo local as áreas de Medicina Preventiva, Núcleo de Atenção Integral à Saúde, Centro Multidisciplinar Integrado (CMI) e Saúde Ocupacional Unimed (SOU).

A Equipacare sente-se honrada de ser a empresa de Engenharia Clínica desta importante Singular Unimed. Nossa equipe está dedicada a entregar a Unimed Campinas uma engenharia de alto nível com todo suporte necessário a Gestão de Qualidade e Manutenção dos equipamentos médico-hospitalares, além de assessorar na expansão do parque tecnológico.

História da Unimed Campinas

Em dezembro de 1970 chegava a essa região, a segunda cooperativa Unimed do País, seguindo o exemplo da cidade de Santos que, três anos antes, havia criado um segmento inédito até o momento. Desde então a singular cresceu muito! Transformações marcantes aconteceram em 1990 e 2014, primeiro com a construção da primeira sede na Avenida Barão de Itapura, hoje chamada de Sede I, e anos depois, com a construção da Sede II bem em frente à primeira.

Hoje, 50 anos depois de sua fundação, a Unimed Campinas já contém mais de quatro unidades de saúde, e está presente na vida de mais de 750 mil pessoas, investindo com compromisso na estrutura de atendimento e administrativa. Foi pensando em todas essas vidas que a cooperativa investiu em mais especialidades médicas: o Hospital Unimed Campinas de Medicina Diagnóstica, é dedicado ao atendimento a clientes Unimed para agendamento de exames eletivos e de diversos procedimentos agendados com diferentes especialistas.

Sobre a Cidade Campinas

Campinas é um município do interior do estado de São Paulo e fica a apenas 99 km da capital estadual. Em 2018, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1.194.094 habitantes, sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo e o décimo quarto de todo o país. Aparece em quinto lugar entre os 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras, o BCI100, elaborado pela Delta Economics & Finance com base nos dados do Censo 2010 do IBGE e do Ideb.

Unimed Campinas
Campinas é uma das principais cidades do estado de São Paulo – Foto: Expedia

A cidade conta com uma intensa vida cultural, com teatros, salas de cinema, bibliotecas, galerias de arte, museus e diversas editoras. Para os amantes de futebol, é a casa dos times Ponte Preta e Guarani e tem três estádios.

Veja: Fato ou Fake: 7 mitos sobre a Equipacare

Se interessou pelo trabalho que prestamos à Unimed Campinas? Fale com o nosso setor comercial.