Empresa de Engenharia Clínica: por que contratar?

engenharia clínica

Empresa de Engenharia Clínica: por que contratar?

O setor de engenharia clínica ganha cada vez mais importância dentro da estrutura hospitalar, na medida em que cresce o custo tecnológico por metro quadrado, ou seja, o nível de investimento em equipamentos. São milhões em patrimônio imobilizado que merecem um setor com olhar estratégico para a gestão da qualidade e da manutenção.

Mas como o setor de Engenharia é uma área de apoio operacional e estratégico, não está no Core Business do Hospital, não faz parte da área assistencial. Por este motivo, faz todo sentido buscar apoio de uma empresa especializado para levar o conhecimento e boas práticas para uma performance maior. E justamente para atender esta necessidade que existem as melhores Empresas de Engenharia Clínica.

O que faz uma boa empresa de Engenharia Clínica?

A empresa de Engenharia Clínica será responsável pela implantação do Programa de Gestão dos Equipamentos Médicos, este programa contempla os controles de qualidade e da manutenção do parque hospitalar. Mas não somente isto, uma boa empresa deve atuar como agente de melhorias e suporte consultivo para os projetos de expansão e acreditação hospitalar.

Por este motivo, não se deve confundir as empresas de engenharia que atuam apenas como assistência técnica, focadas na manutenção, das empresas de abordagem consultiva, com foco na inteligência do negócio hospitalar. 

Leia mais: Equipacare apoia Jaguar-Land Rover no conserto de respiradores

Quais serviços são prestados pela empresa de Engenharia Clínica?

Capacitação de equipes

Hospitais com engenharia clínica própria, não precisam esperar meses até que sua equipe desenvolva os processos padronizados deste setor. A empresa de engenharia clínica pode ser um verdadeiro atalho para acreditação levando uma metodologia já consolidada, com controles rígidos e maior informação para a gestão.

O Programa de Gestão da Equipagem Médica deve conter manuais, procedimentos, modelos de formulários, diagramas e instruções organizadas para transferir o Know-how e alcançar o nível de excelência em conformidade com as entidades acreditadores e Anvisa.

Consultoria em qualidade

Hospitais que desejam implantar equipe própria de engenharia clínica, ou que precisam de um acompanhamento para melhorar os resultados deste serviço, podem contar com a consultoria de Processos de Qualidade da Equipacare.

É muito difícil para equipe própria conseguir tempo para desenvolver e escrever seus processos, enquanto sua rotina é concorrida nas urgências da manutenção. Neste sentido, uma boa empresa de engenharia clínica poupa tempo oferecendo padrões bem desenvolvidos, bastando adaptar.

Este acompanhamento é particularmente interessante para hospitais novos (recém-inaugurados) ou nos casos de acreditação próxima, em que é necessário implantar em pouco tempo um programa de gestão da qualidade para o parque de equipamentos médicos.

Gestão de equipe própria

A vantagem para quem opta pela equipe própria é que, geralmente, tem um custo menor do que a terceirização para uma empresa de engenharia clínica. Mas com isto vem a dor de cabeça de gerenciá-la. Mas o hospital pode receber o apoio consultivo de uma boa empresa de engenharia clínica para ajudar neste gerenciamento.

Os administradores que se veem desestimulados com a internalização da engenharia clínica, se queixam dos seguintes desafios:

(A) Ter que selecionar e reter mão-de-obra especializada;

(B) Ter que desenvolver e padronizar processos escritos;

(C) Gerenciar uma atividade que não é core business da instituição.

Por estes motivos as instituições preferem a terceirização da engenharia clínica, mas se ponderarem, poderiam estar transferindo ao terceiro somente a “inteligência” do serviço, que entraria com metodologia baseada em processos padronizados e uma infraestrutura de apoio robusta.

Uma boa empresa de engenharia clínica poderá oferecer a modalidade: equipe própria com gestão terceirizada. Nesta modalidade, é mantida a equipe própria, entretanto, toda a capacitação do pessoal, supervisão dos indicadores, implantação de processos padronizados, enfim, a gestão do setor, fica a cargo de nossa empresa.

Gestão com terceirização

Acreditamos que a terceirização para uma empresa de engenharia clínica permite aos gestores hospitalares concentrarem seus esforços no desenvolvimento da atividade principal do negócio, que é a promoção da saúde.

Desta forma, uma boa empresa de engenharia clínica se desenvolve e investe continuamente para oferecer aos seus clientes o suporte cada vez mais robusto, baseada em 03 fortalezas:

  1. Garantir a implantação e manutenção de programa de qualidade acreditável, com metodologia robusta, amplamente testada e padronizada. Bem como de garantir a melhoria contínua através de indicadores e controles;
  • Entregar uma excelente gestão dos recursos humanos, cumprindo todas as leis trabalhistas, compensando a escassez de MDO e o turn-over, através de programa interno de desenvolvimento e capacitação profissional;
  • Disponibilizar e ratear recursos que para um hospital individualmente poderia não ser viável investir, como por exemplo, instrumentos analisadores para a calibração e o atendimento por demanda de profissionais especialistas.
Calibração e Manutenção Especializada

Calibração é um conjunto de testes e medições que permitem verificar se os equipamentos estão funcionando de forma adequada e dentro dos parâmetros de fabricação. Garante e registra por meio de certificados que os equipamentos médicos estão seguros e confiáveis para o uso.

Da mesma forma que não se aplicam medicamentos vencidos nos pacientes, não se deveria aplicar equipamentos com a calibração vencida. Atentar para a validade da calibração é indispensável para garantir a segurança dos pacientes e operadores e esta é uma das atribuições da engenharia clínica.

As boas empresas de engenharia clínica possuem modernos laboratórios de calibração, conduzidos por técnicos especialistas, preferencialmente formados em metrologia sob a supervisão de engenheiros experientes. As melhores empresas investem em padrões com alto nível de precisão, e com integrações digitais para maior velocidade na emissão dos certificados.

Todos os padrões devem ser calibrados com rastreabilidade junto à RBC (rede brasileira de calibração), permitindo emissão de certificados rastreáveis ao INMETRO e órgãos internacionais de metrologia. Os certificados de calibração devem estar em conformidade com as exigências da norma ISO/IEC 17025 atendendo os requerimentos gerais para laboratórios de ensaio e calibração.

Quais outros critérios de qualificação para escolher uma boa empresa de engenharia clínica?

Quem conhece o mercado de engenharia clínica, sabe que a maioria das empresas do ramo se posiciona como fornecedora de mão-de-obra para manutenção, atuando de forma similar às empresas de serviços de limpeza, copa, portaria e jardinagem.

Agora, pense na forma como você escolheria o seu cirurgião ou advogado e entenderá a forma como acreditamos que os hospitais devem selecionar a sua empresa engenharia clínica: pela reputação, taxa de sucesso e resultados obtidos.

Deste modo, esta escolha não deve ter como critério apenas o preço do serviço, mas buscar a empresa com maior capacidade de gerar economia e segurança ao hospital. Pode-se pesquisar sobre a reputação da empresa com outros clientes e checar se ela realmente não tem vínculo com fabricantes, ou se comercializa equipamentos e peças.

Vale descobrir se os cronogramas são cumpridos acima de 90% e se a resolutividade das corretivas é maior que 80%.  Por fim, verificar qual a taxa de sucesso em acreditações e os resultados já obtidos para os hospitais clientes.

De modo mais prático, segue abaixo alguns tópicos que podem ser considerados pelo Hospital na hora de montar uma RFP (solicitação de proposta) para contratação de empresa de engenharia clínica:

Tópicos para qualificação de empresas de engenharia clínica:
  • Acervo de clientes: quantidade e contatos para referência da satisfação;
  • Ser isenta de fabricantes e fornecedores de equipamentos e peças;
  • Ter código de ética e comitê de ética instituído, com práticas e treinamentos de compliance;
  • Possuir setor de RH bem estruturado. Basta checar a capacidade de retenção dos funcionários e o histórico de processos trabalhistas da empresa;
  • É básico ter um programa de qualidade com processos padronizados. É uma das coisas mais importantes de checar com detalhes, se possível, pedir para empresa demonstrar um pouco do seu programa em reunião;
  • Possuir um robusto programa de treinamentos, incluindo a capacitação inicial em normas de segurança e a reciclagem de conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais, como atendimento ao cliente e apresentação pessoal;
  • Avalie o sistema de gestão adotado pela empresa e qual o grau de adequação dos seus processos de trabalho ao software. Em geral, quanto maior a customização do software às necessidades da empresa, mais maduro é o programa de gestão da qualidade;
  • Caso deseje ser atendido, não apenas no nível operacional da manutenção, mas com suporte estratégico para compras, expansões e acreditações, vale checar se a empresa conta com escritório de projetos e consultorias. Diferencie a equipe de manutenção da equipe consultiva, questionando quantos engenheiros a empresa possui disponíveis na sua sede exclusivamente para as atividades de projeto e consultoria.

Por que contratar a Equipacare?

A Equipacare teve a oportunidade de atuar, desde o primeiro cliente em 2008, focada na oferta de conhecimento para inteligência do negócio hospitalar. Ou seja, com planejamento tecnológico, estudos técnicos, compatibilização de projetos e comissionamento de instalações em obras hospitalares.

Com um começo destacado pela especialização, a Equipacare focou seus esforços, enquanto empresa de engenharia clínica, para desenvolver processos inovadores e dar maior profundidade técnica aos nossos trabalhos e projetos. Em 12 anos de atuação, sustenta uma cultura de constante aprendizado e procura das melhores práticas para estar na vanguarda do setor.

Já são mais de 100 hospitais atendidos em todas as regiões do Brasil, premiada e reconhecida nacionalmente como uma das melhores empresas de engenharia clínica do Brasil.

Quer uma proposta? Entre em contato com o nosso setor comercial.

Comments ( 2 )

  • ROGERIO POMBO

    Sou arquiteto e trabalho na área hospitalar a 25 anos , a engenharia clínica é fundamental para um bom funcionamento dos hospitais

    • Nyalla Valle

      Exatamente Rogério!
      Cada vez mais a Engenharia Clínica se mostra como parte imprescindível para a Gestão Hospitalar.

Leave a Reply