Engenharia Clínica Consultiva: vale a pena contratar?

engenharia consultiva

A Engenharia Consultiva é um ramo de atuação da Engenharia Clínica, que visa assessorar estrategicamente todas as etapas do planejamento e implantação de empreendimentos hospitalares. Sua participação, garante relevantes economias nas negociações dos equipamentos e evita embaraços durante as instalações, permitindo reduzir desperdícios de tempo e dinheiro durante as obras. 

Costumamos dizer que, enquanto o arquiteto projeta a “casca”, a Engenharia Clínica Consultiva projeta o “recheio” do hospital. Através dela é possível aplicar as melhores práticas de gerenciamento de projetos a fim de obedecer prazos, custos e escopo. 

Quando a ideia de um empreendimento hospitalar vai para o papel, expressada nas primeiras plantas arquitetônicas, os Engenheiros Clínicos Consultores conciliam estes projetos com as necessidades médicas e restrições financeiras, para definir o que comprar, quanto gastar e como financiar a tecnologia. Isto é fundamental para finalização do plano de negócios e complementação da análise de viabilidade do empreendimento. 

Leia também: 4 PASSOS PARA TER UMA MANUTENÇÃO EFICIENTE

Além do apoio ao planejamento financeiro, a Consultoria de Engenharia Clínica se encarrega de orientar os projetistas sobre os requisitos de instalação dos equipamentos previstos para cada setor médico. Este cuidado durante a fase de compatibilização dos projetos garante uma obra com menos imprevistos e atrasos, e atendimento às normas técnicas e legais.  

Finalizada a fase de projetos, quando são iniciadas as obras e, seguindo o cronograma, são iniciados processos de compra dos equipamentos, a Engenharia Clínica Consultiva se encarrega do trabalhosos processo de Gestão das Aquisições, que envolve atividades como: especificação, comparação técnica e financeira, apoio às negociações e análise dos contratos de compra e venda. 

Estas atividades permitem grandes economias e poupam tempo da diretoria, que já recebe de forma equalizada e organizada as comparações dos concorrentes, acompanhadas de sugestões de pleitos e alvos negociais. Além disso, traz tranquilidade aos gestores, por saberem que os processos de concorrência estão sendo conduzidos em conformidade com as boas práticas de governança corporativa. 

Por fim, a Consultoria de Engenharia Clínica dá suporte técnico e acompanha a evolução da obra, dirimindo dúvidas da construtora e demais empreiteiras quanto aos requisitos de instalação e preparação dos ambientes para receber os equipamentos adquiridos. 

Quando entregues, estes equipamentos também devem ser conferidos, cadastrados e instalados. E a equipe assistencial deve ser treinada para sua operação. Todas estas atividades são conduzidas, supervisionadas ou orientadas pela Engenharia Clínica Consultiva. 

Em resumo, a Engenharia Clínica Consultiva atua de forma efetiva na realização das seguintes atividades:

  1. Dimensionamento do investimento no parque de equipamentos
  2. Elaboração do cronograma das aquisições
  3. Orientação aos projetistas quanto aos requisitos de instalação dos equipamentos
  4. Assessoria aos processos de especificação e cotação
  5. Comparação técnica e financeira dos produtos e fornecedores
  6. Assessoria aos processos de negociação e compra
  7. Suporte técnico contínuo à equipe da obra
  8. Supervisão dos processos de pré-instalação (preparação dos ambientes)
  9. Recebimento e acompanhamento das instalações
  10. Organização dos treinamentos operacionais e técnicos
  11. Planejamento e estruturação do programa de manutenção

Principais vantagens de ter uma empresa de Engenharia Consultiva

Garante a qualidade dos projetos: por trás de qualquer boa obra está um excelente projeto e, considerando que os edifícios hospitalares são as construções mais complexas, a compatibilização dos projetos só é completa quando se considera os requisitos de instalação dos equipamentos que vão dentro de cada ambiente. Definição das cargas elétricas, das cargas estruturais, apontar necessidades de pontos de água ou de gases, são exemplos de informações fornecidas pela Engenharia Clínica à equipe de projetos.  

Redução dos prazos e dos custos de execução: o gerenciamento de obras assegura os objetivos de um projeto, o que significa estabelecer fluidez na passagem do planejamento à construção, e na análise de possíveis não conformidades entre ambos. A Engenharia Consultiva trata o processo de equipagem médica como projeto, e gerencia sua implantação de acordo com os requisitos de prazo, qualidade e escopo definidos. 

Reduz riscos e embaraços durante a obra: o acompanhamento das obras, com olhar técnico sobre os serviços médicos e equipamentos que irão operar em cada ambiente evitam problemas inesperados e embaraços, tais como, o equipamento chegar e não passar pela porta ou não contar com sua tomada elétrica no local necessário. Contar com profissionais especializados garante o andamento como planejado.

engenharia consultiva
Foto de panumasyanuthai para Freepik

Potencializa as economias durante as aquisições: a assessoria técnica especializada durante os processos de aquisição dos equipamentos profissionaliza e eleva o potencial de economia. Tudo começa com uma especificação bem ajustada às necessidades médicas e restrições financeiras, passando pela completa comparação e finalizando numa negociação que vai muito além do valor de compra. Um equipamento pode, por exemplo, ter o menor custo de aquisição, mas ser o mais caro ao longo dos anos por conta de suas manutenções e custos operacionais. 

Os benefícios são evidentes e não há dúvidas que a contratação de uma empresa de Engenharia Consultiva é imprescindível quando o administrador quer garantir o sucesso do empreendimento hospitalar. 

Por que contratar a Equipacare como sua empresa de Engenharia Consultiva

A Equipacare atua, desde seu primeiro cliente, com foco na inteligência do negócio hospitalar. É talvez a única empresa do segmento, a contar com escritório e equipe de projetos hospitalares dedicados, assessorando simultaneamente dezenas de empreendimentos hospitalares, do planejamento até a sua completa inauguração. 

Com mais de 13 anos de atuação, a Equipacare mantém sua cultura pautada no constante aprendizado e procura das melhores práticas para estar na vanguarda do setor. Já são mais de 110 hospitais atendidos em todas as regiões do Brasil, a empresa se destaca como uma das mais reconhecidas e admiradas empresas de engenharia clínica do país. 

Se você quer resultado e tranquilidade na hora de planejar e implantar a equipagem médica do seu empreendimento hospitalar, entre em contato com nossa equipe e agende um horário para tirarmos todas as suas dúvidas.

Quer equipar? Equipacare!

Engenheiro e empreendedor, é formado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Engenharia Clínica pela Universidade Federal de Itajubá, cursou Gestão de Empresas pela FGV-Rio, pós-graduação em Gestão em Saúde com Ênfase em Administração Estratégica pela Estácio. Diretor Geral da Equipacare Engenharia, empresa pela qual já prestou consultoria para mais de 100 projetos hospitalares em todas as regiões do Brasil. Atualmente é o principal consultor de engenharia clínica do Sistema Unimed, já tendo atendido mais de 50 singulares. Suas especialidades são o planejamento, especificação, negociação, comissionamento de instalação e gestão de tecnologias médicas para empreendimentos hospitalares.

1 comentário em “Engenharia Clínica Consultiva: vale a pena contratar?”

  1. Pingback: Onde estudar Engenharia Clínica: 22 indicações - Equipacare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *