+55 24 9 8119 1448 [email protected]

Uma empresa de engenharia clínica tem suma importância dentro da estrutura hospitalar. Ainda mais em momentos como o que vivemos atualmente, é a Engenharia Clínica quem está junto aos profissionais de saúde prezando pela qualidade do atendimento ao paciente.

O que faz uma empresa de Engenharia Clínica?

A empresa de Engenharia Clínica é responsável pelo planejamento e execução de programas de qualidade, mas não só. Quem conhece o mercado de engenharia clínica, sabe que a maioria das empresas do ramo se posiciona como fornecedora de mão-de-obra para manutenção, atuando de forma similar às empresas de serviços de limpeza, copa, portaria e jardinagem.

Leia mais: Equipacare apoia Jaguar-Land Rover no conserto de respiradores

Agora, pense na forma como você escolheria o seu cirurgião ou advogado e entenderá a forma como nós acreditamos que os hospitais devem selecionar a sua engenharia clínica: pela reputação, taxa de sucesso e resultados obtidos.

Quais serviços são prestados pela empresa de Engenharia Clínica?

Capacitação de equipes

As mudanças no mercado de saúde, intensificadas pela entrada de investidores estrangeiros e a formação de grandes grupos hospitalares, exigem novas abordagens para maior competitividade e uma gestão mais criteriosa. Neste cenário, muitos hospitais percebem a necessidade de amadurecer ou reforçar seu setor de engenharia clínica com processos padronizados e programa de qualidade com controles mais rígidos e maior informação para gestão. Uma boa empresa de engenharia clínica tem em seu escopo a capacitação de equipes para reforçar, ainda mais, a qualidade da mão de obra contratada.

Consultoria em qualidade

Hospitais que desejam implantar equipe própria de engenharia clínica ou que precisam de um acompanhamento para melhorar os resultados deste seu serviço podem contar com uma empresa que possua equipe de Consultoria em Qualidade. É muito difícil para a equipe própria conseguir parar para desenvolver e escrever processos, enquanto tem seu tempo concorrido “apagando tantos incêndios” na manutenção.

empresa engenharia clínica

Gestão de equipe própria

A maior vantagem de ter uma empresa de engenharia clínica é ter uma equipe que, depois de implantada, tem um custo fixo menor do que uma equipe terceirizada. Já outros administradores se veem desestimulados de seguir em frente com a internalização porque envolve, principalmente, os desafios de: (A) Selecionar e reter mão-de-obra especializada; (B) Desenvolver e padronizar processos escritos; e (C) Gerenciar a melhoria contínua de uma atividade que não é core business da instituição.

Por estes desafios que muitas instituições acabam optando pela terceirização, mas se analisarem mais detalhadamente, poderiam estar transferindo à empresa de engenharia clínica somente a “inteligência” do serviço, desde que a empresa tenha uma forte equipe de consultores, metodologia baseada em processos padronizados e uma infraestrutura robusta por trás.

Gestão com terceirização

Acreditamos que a opção pela terceirização para uma empresa de Engenharia Clínica permite às instituições médicas concentrarem seus esforços gerenciais na atividade principal do negócio, que é a promoção da saúde.

Calibração e testes

Trata-se de atividade indispensável para empresas de saúde de qualquer porte, de clínicas à hospitais, pois garante e registra por meio de certificados que os equipamentos médicos estão seguros e confiáveis para o uso.

Mas a Engenharia Clínica oferece mais do que esses pontos principais. É de suma importância o trabalho o trabalho da Engenharia Clínica no levantamento das necessidades de equipamentos hospitalar. É importante contratar uma empresa de engenharia clínica para, antes de efetuar aquisição de novos equipamentos ou serviços, avaliar as condições e funcionalidades dos equipamentos existentes e auxiliar na aquisição dos novos, especificando, cotando e comparando as condições técnico-financeiras das propostas para que haja o melhor custo-benefício.

Além disso, é a empresa de engenharia clínica que faz o controle de equipamentos de terceiros, responsabilizando-se pela análise e avaliação dos equipamentos e a otimização dos processos internos do hospital.

Certificação de Qualidade

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Uma empresa de engenharia clínica pode auxiliar o hospital a alcançar a acreditação, criando um inventário de todo o equipamento; definindo um programa de manutenções preventivas; e criando e seguindo processos.

Por que contratar a Equipacare?

A Equipacare teve a oportunidade de atuar, desde o primeiro cliente em 2008, focada na oferta de Conhecimento para Inteligência do Negócio Hospitalar. Ou seja, com planejamento tecnológico, estudos técnicos, compatibilização de projetos e comissionamento de instalações em obras hospitalares.

Com um começo destacado pela especialização, a empresa de engenharia clínica, a Equipacare focou seus esforços para desenvolver processos inovadores e dar maior profundidade técnica aos nossos trabalhos e projetos. Hoje, mais de 10 anos depois, é possível dizer que seu grande diferencial foi ter sustentado no longo prazo esta cultura de constante aprendizado e procura das melhores práticas para estar na vanguarda do setor.

Já são mais de 100 hospitais atendidos em todas as regiões do Brasil, fruto do trabalho sério e de importantes parcerias firmadas com as principais empresas de arquitetura hospitalar. Hoje a Equipacare é premiada e reconhecida nacionalmente como a principal empresa de engenharia clínica do país.

Quer uma proposta? Entre em contato com o nosso setor comercial.