+55 24 9 8119 1448 [email protected]

A manutenção preventiva é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.

Leia também: Plano de Contingência: como criar um em 5 passos

Uma boa gestão de qualidade e manutenção hospitalar salva vidas

A manutenção preventiva previne o aparecimento de problemas, mantendo os equipamentos médicos em boas condições de operação. Quando executada corretamente, pode reduzir custos, aumentar a vida útil dos equipamentos, além de reduzir as manutenções corretivas. Outra vantagem é a segurança do paciente, pois ao falhar um equipamento, pode haver uma interferência no tratamento de um paciente, colocando sua vida em risco.

Para começar uma boa manutenção preventiva, é necessário cadastrar todos os equipamentos com os dados mais importantes, como: nome do equipamento, modelo, fabricante, número do patrimônio, contato da assistência técnica autorizada, validade da garantia, data e setor da instalação e tipo de manutenção realizada. Cada equipamento tem o seu grau de utilização e análise de risco. Equipamentos cuja paralisação acarrete perda de receita devido à interrupção das atividades do setor também devem ser analisados criteriosamente.

manutenção preventiva
A manutenção preventiva reduz custos para o hospital (Imagem: GeHosp)

Leia mais: Rotinas de Inspeção – Dicas e Passos para Elaborar

Por ser de suma importância, é necessário também estabelecer periodicidade da manutenção. A equipe de Gestão de Qualidade e Manutenção organiza a retaguarda da equipe médica, garantindo a segurança operacional dos equipamentos. A importância da manutenção hospitalar está em manter o foco principal sempre no paciente e em seu bem-estar.

Veja mais em 07 Dicas para Projetar seu Depósito de Equipamentos

A manutenção preventiva hospitalar desempenha um importante papel para uma medicina de qualidade. Caso tenha dúvida, pergunte-nos nos comentários.