A importância da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.

Leia também: Plano de Contingência: como criar um em 5 passos

Uma boa gestão de qualidade e manutenção hospitalar salva vidas. Fonte: Freepik

A manutenção preventiva previne o aparecimento de problemas, mantendo os equipamentos médicos em boas condições de operação. Quando executada corretamente, pode reduzir custos, aumentar a vida útil dos equipamentos, além de reduzir as manutenções corretivas. Outra vantagem é a segurança do paciente, pois ao falhar um equipamento, pode haver uma interferência no tratamento de um paciente, colocando sua vida em risco.

Para começar uma boa manutenção preventiva, é necessário cadastrar todos os equipamentos com os dados mais importantes, como: nome do equipamento, modelo, fabricante, número do patrimônio, contato da assistência técnica autorizada, validade da garantia, data e setor da instalação e tipo de manutenção realizada. Cada equipamento tem o seu grau de utilização e análise de risco. Equipamentos cuja paralisação acarrete perda de receita devido à interrupção das atividades do setor também devem ser analisados criteriosamente.

manutenção preventiva
A manutenção preventiva reduz custos para o hospital (Imagem: GeHosp)

Leia mais: Rotinas de Inspeção – Dicas e Passos para Elaborar

Por ser de suma importância, é necessário também estabelecer periodicidade da manutenção. A equipe de Gestão de Qualidade e Manutenção organiza a retaguarda da equipe médica, garantindo a segurança operacional dos equipamentos. A importância da manutenção hospitalar está em manter o foco principal sempre no paciente e em seu bem-estar.

Veja mais em 07 Dicas para Projetar seu Depósito de Equipamentos

A manutenção preventiva hospitalar desempenha um importante papel para uma medicina de qualidade. Caso tenha dúvida, pergunte-nos nos comentários.

QUER UM ORÇAMENTO? FALE COM OS NOSSOS AGENTES COMERCIAIS!

Engenheiro e empreendedor, é formado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Engenharia Clínica pela Universidade Federal de Itajubá, cursou Gestão de Empresas pela FGV-Rio, pós-graduação em Gestão em Saúde com Ênfase em Administração Estratégica pela Estácio. Diretor Geral da Equipacare Engenharia, empresa pela qual já prestou consultoria para mais de 100 projetos hospitalares em todas as regiões do Brasil. Atualmente é o principal consultor de engenharia clínica do Sistema Unimed, já tendo atendido mais de 50 singulares. Suas especialidades são o planejamento, especificação, negociação, comissionamento de instalação e gestão de tecnologias médicas para empreendimentos hospitalares.

2 comentários em “A importância da manutenção preventiva”

  1. Pingback: Fato ou Fake: 7 mitos sobre a Equipacare | Equipacare

  2. Pingback: 4 passos para ter uma Manutenção Eficiente - Equipacare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *